v. 2 (2023): ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO - RESUMOS
![Visualizar v. 2 (2023): ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO - RESUMOS](https://revistas.ceeinter.com.br/public/journals/5/cover_issue_47_pt_BR.jpg)
O III Seminário Internacional de História e Educação: Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo aconteceU entre os dias 13 e 16 de junho de 2023, em formato remoto. A terceira edição do seminário é organizada pelo Centro de Estudos Interdisciplinares com o apoio da Associação de Pós-graduandos em História da Universidade de Passo Fundo.
O evento teve como objetivo central debater os desafios da produção do conhecimento em Educação e História com o avanço do neoconservadorismo. Sendo assim, ao longo dos três dias o evento se propõe a realizar apresentações de trabalhos, minicursos, palestras e mesas de debate que a centralidade fosse pensar novas possibilidades para o fortalecimento da democracia, da cidadania, da ciência e da instituição escolar no atual contexto. Permitindo assim, o intercâmbio de diferentes pesquisadores (as), estabelecendo o aprofundamento das temáticas de estudos e trocas de experiências, metodológicas e teóricas utilizadas, de forma a enriquecer e criar novas possibilidades de pesquisas.
Com alegria compartilhamos agora os anais com fruto com os resumos apresentados no evento. Destaca-se que os trabalhos completos de alguns textos foram publicados nas revistas parceiras do evento e, portanto, existe um link na sua descrição para acesso.
Desejamos a todos, todas e todes, uma boa leitura!
Expediente
Resumos
-
ENSINO DE HISTÓRIA A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES
Visualizações: 110
-
27
-
O MODELO GRUPO ESCOLAR EM EXPANSÃO O CASO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930-1940)
Visualizações: 21
-
14
-
A IGREJA CATÓLICA E O PROJETO EDUCACIONAL NA COLÔMBIA DE LA REGENERACIÓN (1880-1905)
Visualizações: 92
-
22
-
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
Visualizações: 122
-
124
-
DIDÁTICO E HISTORIOGRAFIA CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS
Visualizações: 33
-
21
-
O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA
Visualizações: 107
-
62
-
HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR
Visualizações: 78
-
16
-
O SERTÃO E O SERTANEJO COMO ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS EM O PAÍS DE SÃO SARUÊ
Visualizações: 127
-
21
-
A NECROPOLÍTICA NA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL ESCRAVIDÃO, PÓS-ABOLIÇÃO E EUGENIA
Visualizações: 96
-
48
-
A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA, AS POLÍTICAS PÚBLICAS, AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES E A INCLUSÃO
Visualizações: 135
-
35
-
GINÁSIO SANTA BERNADETE/BA ENTRE A DOCÊNCIA, A RELIGIÃO E O LAR (1953-1973)
Visualizações: 35
-
24
-
VISUALIDADES NA CIBERCULTURA E DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS: UMA PESQUISA EM PROCESSO
Visualizações: 51
-
26
-
IMPACTO DA PANDEMIA E NEOCONSERVADORISMO NA MONITORIA ACADÊMICA UM ESTUDO DE CASO
Visualizações: 54
-
16
-
CATALOGAÇÃO DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Visualizações: 87
-
22
-
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Visualizações: 185
-
83
-
A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, UM NOVO PENSAR SOBRE OS RECURSOS DAS TICS EM AULAS DE HISTÓRIA
Visualizações: 40
-
18
-
A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO E A ATUAÇÃO DE VICTOR COELHO DE ALMEIDA (1931)
Visualizações: 101
-
9
-
TRANSGRESSÕES NAS CIDADES – ESTILOS DE VIDAS MARGINAIS NAS ORIGENS DO SKATE NO MUNDO
Visualizações: 63
-
36
-
AS RELAÇÕES RACIALIZADAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA NEOLIBERAL E NEOCONSERVADORA
Visualizações: 12
-
10
-
NARRATIVAS EM UM ACERVO O CASO DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL JUAREZ MIGUEL ILLA FONT
Visualizações: 56
-
10