GINÁSIO SANTA BERNADETE/BA

ENTRE A DOCÊNCIA, A RELIGIÃO E O LAR (1953-1973)

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Autores

  • Ana Maria Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

História da Educação, Educação feminina, Memória, Identidade, Ginásio Santa Bernadete/BA

Resumo

Este resumo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo investigar a construção da identidade das professoras a partir da experiência de mulheres que estudaram no Ginásio Santa Bernadete, em Amargosa/BA, e se tornaram professoras. O foco está na valorização do ideal de ser uma "boa professora". O período histórico em análise compreende os anos de 1953 a 1973, correspondendo ao período em que a instituição ofereceu o Curso Pedagógico para alunas da cidade e região. A pesquisa baseia-se em conceitos que tem sido fundamentais como memória, embasados ​​em autores como (LE GOFF,1990) (NÓVOA, 1992), (BOSI, 1987); e identidade, com referências a (POLLAK, 1992). A discussão também aborda questões de gênero, considerando o contexto da educação feminina no Brasil e autores como (LOURO, 2014) e (PASSOS, 1999). Nesse sentido, a justificativa para a pesquisa reside na possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre a construção da identidade das professoras em Amargosa, a partir da experiência da Escola das Sacramentinas. A abordagem metodológica adotada é a História Oral, que permite ouvir e compartilhar as memórias das entrevistadas. Através da História Oral, busca-se dar sentido às experiências vividas e exaltar a experiência humana individual e coletiva. Os dados são coletados por meio da análise de documentos encontrados nos arquivos da escola, como contratos, atas, estatutos e fotografias, além de entrevistas semiestruturadas com mulheres que se formaram no colégio e atuaram como professoras em Amargosa. Até o momento, considera-se que a "boa professora" formada no Ginásio Santa Bernadete seria aquela que internalizou o magistério como uma vocação e missão sagrada, que deveria ser seguida com zelo e devoção acima de tudo. Essas professoras levaram para a sala de aula os atributos que lhes foram conferidos, sendo vistas como mais aptas para o trabalho no magistério, especialmente no ensino primário, por este ser visto como uma extensão do lar.

Biografia do Autor

Ana Maria Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciada em História.

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Silva, A. M. B. da. (2023). GINÁSIO SANTA BERNADETE/BA: ENTRE A DOCÊNCIA, A RELIGIÃO E O LAR (1953-1973). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 140–141. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/940

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