A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO E A ATUAÇÃO DE VICTOR COELHO DE ALMEIDA (1931)

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Autores

  • Tarsio Paula dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Sandra Elaine Aires de Abreu Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Escola Normal de Annapolis/GO; Victor Coelho de Almeida; Anápolis/GO; História da Educação.

Resumo

Este estudo objetiva analisar a atuação do professor Victor Coelho de Almeida no âmbito da Escola Normal de Annapolis/GO em 1931. A delimitação temporal adotada diz respeito ao período de inauguração da escola anapolina e à presença do referido professor nesse educandário. Como metodologias, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A pesquisa bibliográfica desenvolveu-se nos estudos de França (1974), Abreu (1997), Santos (1994; 1995) e Santos (2023). Já a análise documental considerou os livros atas e o “Estatutos” do referido centro de ensino do ano de 1931, a legislação goiana do ensino normal, Decreto n. 659/1931, e os jornais Correio Official de Goyaz (1930), Voz do Povo (1929; 1931) e Voz do Sul (1931). Como resultados, obteve-se que a atuação de Victor Coelho foi importante para o bom funcionamento da instituição educativa anapolina em questão e para sua equiparação à Escola Normal oficial goiana.

Biografia do Autor

Tarsio Paula dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

2024-01-06

Como Citar

Santos, T. P. dos, & Abreu, S. E. A. de. (2024). A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO E A ATUAÇÃO DE VICTOR COELHO DE ALMEIDA (1931). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 208–209. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1045

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