HISTÓRIA E FOTOGRAFIA

CONSIDERAÇÕES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

  • Aline de Jesus Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História; fotografia; Ensino; Educação Básica

Resumo

O presente trabalho é resultado de estudo referente ao uso da iconografia, mais especificamente, a fotografia como instrumento e recurso de análise social, bem como recurso para o ensino na educação básica. Por meio de estudo teórico de importantes contribuições e análises de pesquisadores do campo de conhecimento sobre a temática referida buscou-se elencar possibilidades de uso da fotografia na produção científica. Desse modo, os trabalhos produzidos na perspectiva de instrumentalização por meio da imagem tratam das relações entre o documento visual (fotografia) como fonte de estudo e a produção escrita decorrente da sua
interpretação (TURAZZI, 1998), como exercício científico (TRINDADE, 1998; LEITE, 1998). A leitura e interpretação da fotografia exige mais que um texto escrito para a sua compreensão e decodificação, por exemplo, sendo necessário considerar o produtor da fotografia, as pessoas retratadas, o que as pessoas retratadas gostariam que aparecesse, o que o fotógrafo entende ser o ângulo de visão mais adequado ou o que considera melhorar seu produto. A fotografia seria um produto de escolhas, estratos de realidades, um recorte selecionado pelo fotógrafo, ampliado no tempo e no espaço, uma perspectiva artificial. Nesse sentido, passa-se a tratar de buscar elementos para conhecer o real representado na imagem fotográfica, de modo a buscar perceber elementos da construção e da desmontagem da imagem fotográfica e seu conteúdo enquanto representação e documento visual. Dessa maneira, pode-se atentar para a possibilidade de criação/ficção a partir da imagem fotográfica, de um lado, e de outro modo, do aspecto documental de um estrato de uma determinada realidade (KOSSOY, 2020; LE GOFF, 2013; ALBERTI, 2019). A partir da perspectiva teórico-metodológica questiona-se a noção deconstrução de conhecimento por meio de modelos e classificações e de uso da dimensão
imagética como documento da “realidade objetiva” ou como simples ilustração de textos escritos, ressalta-se a “importância de dedicar maior atenção aos significados culturais engendrados pelas imagens, bom como às formas de produção e a leitura dessas imagens são mediadas” (LEITE, 1998, pág. 41). De modo que seria necessário treinar o olhar para que se revele da imagem o seu conteúdo, e ainda, é necessário que se tenha um certo nível de compreensão de aspectos sociais e culturais mais amplos relacionados a imagem, por exemplo (BORGES, 2011; LEITE, 1998). Nesse sentido, entende-se ser possível o recurso ao uso da imagem fotográfica em diferentes níveis de estudo (TURAZZI,1998; BITTENCOURT, 2004) tendo relevância não apenas na produção científica, mas ainda como recurso aplicado ao ensino, por meio da recontextualização didática do conhecimento científico (MONTEIRO, 2019).
Cabendo então a necessária consideração das características e especificidades do contexto e da cultura escolar.

Biografia do Autor

Aline de Jesus Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pós-graduanda em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Moraes, A. de J. (2023). HISTÓRIA E FOTOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 19–21. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/837

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