REDES SOCIAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

O ESTUDO SOBRE PERFIS NO FACEBOOK E INSTAGRAM SOBRE A CIDADE DE TRAMANDAÍ

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Autores

  • Keila da Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Dandara Gomes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Maria Augusta Martiarena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Fontes Digitais; Fontes Históricas; História da Educação; Redes Sociais.

Resumo

Este trabalho faz parte de um projeto maior denominado História da Educação, da Educação Profissional e das Relações de Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI) que se dedica ao estudo da História da Educação, da Educação Profissional e das Relações Trabalho e Educação enquanto busca localizar e identificar fontes históricas que contribuam para o desenvolvimento dessa pesquisa. O objetivo deste trabalho é descrever o processo inicial de levantamento acerca das redes sociais que se dedicam a registrar e divulgar os arquivos referentes aos três temas citados no município de Tramandaí, que anteriormente fazia parte do município de Osório e emancipou-se em 1965. Os estudos e pesquisas em História da Educação, consequentemente em História da Educação Profissional tiveram um grande desenvolvimento com o passar dos anos, tendo como material essencial para seu avanço a ampliação das fontes. Desse modo, o historiador da educação deve estar particularmente atento a qualquer manifestação que apareça em seu campo de estudo, pois as múltiplas relações estabelecidas durante a pesquisa e também o acréscimo de dados científicos que podem ser utilizados atualmente, ampliaram o campo de investigação (SUREDA, 1978). Portanto, é válido ressaltar que para o desenvolvimento do presente estudo, é necessário refletir sobre a categoria das fontes e, tomando como base a conceitualização de Barros (2019), é importante entender que fontes históricas são todas aquelas que por terem sido produzidas pelos humanos ou por relatarem sua interferência histórica, nos ajudam a entender mais acerca de um determinado período. Conforme o autor, elas podem ser classificadas quanto a sua intencionalidade, sua posição, ao tipo de linguagem e material que utilizam ou ainda quanto a sua voluntariedade. No que concerne às fontes, temos ainda as fontes digitais, que são produzidas e circulam nas novas mídias da comunicação, porém precisam se aliar a outras (verbais ou não verbais). Elas também constituem um caso à parte, pois possibilitam a conversão e reconversão de fontes textuais, sonoras ou materiais. 
Este trabalho dedica-se às fontes históricas digitais, as quais apresentam uma relevância cada vez maior no contexto atual. Os avanços e transformações recentes da tecnologia estão constantemente trazendo mudanças à humanidade, modificando as relações, o cotidiano e consequentemente a sociedade.
E no âmbito das fontes históricas, essas mudanças foram extremamente relevantes, pois, tomando como exemplo os espaços digitais, e dentro dele as redes sociais, é notável que se tornaram as principais fontes de articulação da sociedade e estão modificando de maneira rápida a forma de registro das fontes. Dessa maneira, a pesquisa pretende localizar e identificar fontes históricas sobre o município de Tramandaí, difundidas através das redes sociais, tais como Instagram, Facebook e Blogs. Tem-se o intuito de sistematizar diferentes tipos de documentos, os quais versem sobre educação e trabalho. Após a localização e identificação, as fontes são sistematizadas por meio de catalogação, arrolando-as em uma tabela. Neste momento a pesquisa encontra-se em desenvolvimento e conta com resultados parciais mediante a identificação de um perfil no Facebook cuja sistematização foi iniciada. 

Biografia do Autor

Keila da Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licencianda em Letras, aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 

Dandara Gomes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licencianda em Letras, aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Maria Augusta Martiarena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Pós-doutora e Doutora em Educação, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Souza, K. da S., Rodrigues, D. G., & Martiarena, M. A. (2024). REDES SOCIAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O ESTUDO SOBRE PERFIS NO FACEBOOK E INSTAGRAM SOBRE A CIDADE DE TRAMANDAÍ. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 188–189. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1024

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