PETER BURKE E A EDUCAÇÃO NO BRASIL
RECEPÇÃO, USOS E APROPRIAÇÕES DAS OBRAS DO HISTORIADOR INGLÊS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PAULISTA E BRASILEIRA
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Peter Burke, ; História da Educação, Recepção, Apropriação, UsosResumo
O presente resumo tem por objetivo apresentar os resultados de minha pesquisa de doutoramento ainda em andamento, bem como os futuros passos da mesma. A pesquisa centra-se na análise da recepção, usos e apropriações das obras de Peter Burke na História da Educação Paulista e Brasileira. Para tanto, me centrei inicialmente na trajetória de vida do professor Peter Burke, onde procurei examinar sua formação na educação básica e superior (Oxford), como também na educação familiar e, posteriormente em sua formação como professor universitário nas universidades de Sussex e Cambridge. Me detive em localizar a chegada de Peter Burke ao Brasil, especialmente via História da Educação, onde publicou seu primeiro trabalho[1], e realizou suas primeiras disciplinas em território brasileiro a convite da Faculdade de Educação da USP e intermediada pela professora Maria Lúcia Pallares-Burke. A pesquisa ainda tem como proposta a realização de uma análise detida aos usos dos referenciais de Burke dentro do campo acadêmico, prescrutando ementas universitárias, revistas acadêmicas[2], artigos, bem como dissertações e teses[3]. Outro ponto a ser empreendido é a análise próxima a uma história do livro, onde o contato com as editoras que publicaram Peter Burke se faz muitíssimo importante, destacando a Editora UNESP como sua principal representante em nosso país. Um último ponto a ser observado seria os usos do referencial de Burke nas mídias digitais[4], em especial no Youtube, onde as ideias do professor circulam de maneira bastante fluída, sendo apropriadas, adaptadas e usadas, muitas das vezes até distorcidas. A metodologia usada é sobretudo a comparação, bem como uso privilegiado das palavras do professor Burke, ainda se pretende utilizar da prosopografia para análise das teses, dissertação artigos e demais fontes, como forma de não trazer uma versão tipificada errônea dos resultados. A discussão empreendida é enquadrada dentro da História Cultural, História Intelectual e Teoria da História em um trabalho no campo da História da Educação.