O DESVELAR DO PROTAGONISMO FEMININO NA EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA BELENENSE DO SÉCULO XX

UMA PESQUISA DOCUMENTAL NO ACERVO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL (EMEIF) AMÁLIA PAUMGARTTEN E EM ARQUIVOS PRIVADOS DA EDUCADORA

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Autores

  • Estela Regina Marques Lima Universidade Federal do Pará
  • Livia Sousa da Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Artigo Científico; Metodologia; Normas; Políticas Públicas

Resumo

O presente estudo está associado ao projeto maior desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em História da Educação e Formação de Professores – LABINVE; tal projeto, intitulado “História da Educação por Mulheres: o protagonismo de mulheres educadoras na cidade de Belém-Pa na primeira metade do século XX” que possui como objetivo maior - Investigar o protagonismo das mulheres na educação da cidade de Belém na primeira metade do século XX. Nesse sentido, o plano de trabalho proposto atende, de maneira específica, aos objetivos do projeto guarda-chuva, quais sejam: a) Investigar o protagonismo da professora Amália Paumgartten na educação da cidade de Belém; b) Identificar as contribuições da professora Amália Paumgartten para a educação da Belém do século XX, no que diz respeito a – docência, gestão e produção de conhecimento; e c) Refletir acerca da categoria conceitual/prática da intelectualidade e sua relação com o protagonismo feminino de educadoras na cidade de Belém do Pará no século XX. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e documental, cujos dados serão levantados no acervo da EMEIF Amália Paumgartten, localizada no bairro do Guamá, em Belém, e por meio de entrevistas com familiares dessa professora. Consecutivamente, as principais fontes dessa pesquisa serão: O Projeto Político Pedagógico da Instituição contemporâneo à Amália Paumgartten, Planos de Aulas, Planejamentos, Projetos e demais documentos que apontem para a atividade intelectual dessa figura feminina no campo da educação belenense do século XX. Culminando, desse modo, com a legitimação das contribuições intelectuais e práticas das mulheres educadoras que conseguiram ultrapassar os obstáculos do machismo estrutural e consagraram-se como grandes profissionais no seu campo de atuação. Diante do exposto, esse projeto está impulsionado pela necessidade, importância e urgência por maior abertura e destaque em pesquisas que desvelem o potencial e protagonismo feminino na docência na Amazônia belenense e nos demais cantos da América Latina. Torna imprescindível, portanto, o desígnio de retirar o véu que paira sobre Amália Paumgartten e de outras mulheres educadoras da nossa cidade, suas trajetórias, pesquisas, resultados e aplicações no ambiente educacional; ou seja, o papel que desempenaram na formação acadêmica belenense do século XX. Isso é possível ao tomar o campo educacional enquanto cerne de enfrentamentos à subjugação histórica de mulheres nas instâncias político-econômicas e intelectuais. Enfim, considerações essas que encaminham à reflexão sobre a relação mulher, história e educação, as quais remetem à histórica luta por visibilidade, influindo, pois, essa pesquisa a impulsionar a reversão do apagamento feminino mediante a insurgência de provas documentais sobre o protagonismo de Amália Paumgartten na educação, a qual contribuiu para a História da Educação na Amazônia Belenense e, por isso, merece ser lembrada, respeitada, homenageada e ter suas contribuições divulgadas e de fácil acesso a todos, tal qual colegas de profissão do sexo oposto.

Biografia do Autor

Estela Regina Marques Lima, Universidade Federal do Pará

Licenciada Plena em Letras com Habilitação em Português e Inglês, Centro Universitário Fibra. Graduanda em Pedagogia, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Livia Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais - Sociologia, Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

Lima, E. R. M., & Silva, L. S. da. (2024). O DESVELAR DO PROTAGONISMO FEMININO NA EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA BELENENSE DO SÉCULO XX: UMA PESQUISA DOCUMENTAL NO ACERVO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL (EMEIF) AMÁLIA PAUMGARTTEN E EM ARQUIVOS PRIVADOS DA EDUCADORA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 244–245. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1063

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