DE OLHO NA IMAGEM
USO DE CHARGES NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
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Ensino de História; EJA; Relato de Experiência; Charges.Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade do Ensino Básico constantemente secundarizada diante dos grandes debates de políticas públicas educacionais e mesmo na esfera de discussões acadêmicas como metodologias de ensino e currículo. Não é
surpresa esse processo, visto que a EJA como direito social é recente, materializada apenas com a Constituição Federal de 1988. Seu processo de sistematização como uma modalidade própria da Educação Básica, muito além de programas pontuais de alfabetização e/ou aumento da escolaridade, atravessou os últimos 30 anos, seja com documentações nacionais, seja com discussões locais, feitas por estados e municípios. A cidade paulista de Campinas constituiu um documento curricular próprio para a EJA Anos Finais do Ensino Fundamental, em 2013, no qual o eixo norteador é o trabalho, elemento ontológico de transformação do mundo. Assim, a base do fazer pedagógico não se sustenta numa formação pragmática de Mercado do Trabalho, mas de compreensão ampla de sujeitos inseridos/as no Mundo do Trabalho. O Ensino de História tem papel fundamental nessa concepção, podendo arregimentar reflexões que ajudem estudantes a perceberem-se como agentes históricos, cercados por relações sociais complexas e construídas ao longo do tempo. Para que esse objetivo possa ser concretizado a leitura de diferentes tipos de fontes históricas é fundamental, incluindo aí produções imagéticas como as charges. Este trabalho é um relato de experiência docente, com o objetivo de analisar o uso de
charges, destacadas como fontes históricas, podendo contribuir para o desenvolvimento de variados temas em sala de aula na EJA. Para o desenvolvimento das sequências didáticas foram escolhidas diferentes charges de época, projetadas em sala de aula, debatidas coletivamente e depois retomadas em atividades escritas. Foi possível perceber uma dificuldade inicial das/dos
estudantes para interpretar as charges, contudo, à medida que se avançou no uso desse material, desenvolveu-se uma leitura positiva, compreendendo a relação entre os elementos desenhados e os debates promovidos na aula. A utilização de charges é necessária para que se amplie os recursos de leitura e de interpretação históricas para estudantes da EJA.