CATALOGAÇÃO DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL

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Autores

  • Giulia Marques Alves Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Maria Augusta Martiarena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Marcelo Vianna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Fotografia; Educação; História; Institutos Federais.

Resumo

O Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – NuMem/IFRS, originado em 2020, tem como objetivo preservar e disseminar a memória institucional através de documentos, objetos, fotografias e depoimentos orais, estes últimos obtidos através de entrevistas com a comunidade escolar, sobretudo com aqueles que estiveram presentes nos seus primeiros anos de existência. Tal prática foi fomentada pelo período adverso instaurado pela pandemia no ano de 2020, no qual, por exemplo, foram realizados eventos virtuais em comemoração aos dez anos do IFRS - Campus Osório. Durante o segundo semestre de 2021, foram realizadas entrevistas com servidores e egressos da instituição, em busca de levantar depoimentos sobre a história do instituto e dos seus servidores, bem como enriquecendo o seu acervo fotográfico. Autores como Kossoy (2012) e Ciavatta (2002) propuseram-se, em esfera nacional, traçar metodologias e possibilidades para o estudo histórico da fotografia. Ainda que, por algumas gerações, as fotografias tenham sido consideradas como elementos complementares na pesquisa em História e História da Educação, atualmente há uma ampla gama de estudos que a utilizam como objeto ou mesmo como fonte de pesquisa. Como instrumento de educação do olhar e da consciência, a fotografia é contemporânea de uma visão estética do mundo, por oposição a um olhar racionalista e ético que acompanhou os tempos modernos e moldou o campo educacional. A catalogação desses acervos fotográficos ocorre em função da consolidação da fotografia como fonte de pesquisa, no qual o sentido da fotografia vai além do objeto fotográfico e da imediaticidade da comunicação visual. As formas de aquisição do acervo fotográfico centram-se em sua maioria da própria instituição ou por ventura doação de servidores e egressos. Em que são extraídas todas informações de caráter institucional — visando uma a criação de uma identidade escolar — existentes obtidas pela fotografia adquirida, no que se refere o seu uso no processo de catalogação. Logo após, essas fotografias são divulgadas publicamente no próprio site do NuMem/IFRS. Em síntese, o Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul atua com a finalidade da manutenção do patrimônio histórico a partir da constituição de uma identidade institucional, possibilitada pela memória da comunidade escolar. Por meio de uma História Visual, no que se refere o uso dos acervos fotográficos como justificáveis para a preservação do registro institucional dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Giulia Marques Alves, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório

Estudante do ensino médio integrado com o técnico em Informática no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório.

Maria Augusta Martiarena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação, linha de pesquisa História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório.

Marcelo Vianna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale dos Sinos. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente atua no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, na coordenação do GT Acervos: História, Memória e Patrimônio e no grupo de pesquisas Laboratório de História Comparada do Cone Sul.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Alves, G. M., Martiarena, M. A., & Vianna, M. (2024). CATALOGAÇÃO DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 190–191. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1025

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