O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES

A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023)

Visualizações: 19

Autores

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul
  • Gisele Belusso Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

História da Educação; Instituições escolares; Grupos escolares.

Resumo

A escrita da história é um exercício que exige do historiador da educação desmistificar a substancialidade dos fatos, significando, construindo, interpretando e recriando narrativamente o passado. (Nunes, 1995). A história das instituições escolares se apresenta como um campo em projeção de múltiplas oportunidades de pesquisas, considerando suas dimensões organizativas. Embora muitos trabalhos consagram o campo com significativos estudos, nas últimas décadas cresce uma tendência em reunir e agregar investigações que evidenciem o mapeamento de oferta dos diferentes tipos de estruturas de atendimentos aos estudantes, ao longo do tempo, tanto em espaços urbanos como rurais (Souza, 2020). Nesse sentido, o estudo analisa a produção de pesquisas no campo da História da Educação, no eixo das instituições escolares, de ensino primário e de formação de professores, produzidos no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, entre 2008 e 2023[1]. A Universidade de Caxias do Sul, fundada em 1967, configura-se como uma instituição comunitária e regionalizada por contar com campus em vários municípios do Rio Grande do Sul. Dentre seu vasto leque de oportunidades educativas conta com os programas de pós-graduação Lato e Stricto Sensu. O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) iniciou suas atividades no ano de 2008 ofertando o nível de mestrado e a partir de 2015 também o nível de doutorado. Até então, duas linhas compõem o programa: a) História e Filosofia da Educação e b) Educação, linguagem e tecnologia ( Belusso; Borges; Kloss, 2018). O levantamento foi realizado no repositório institucional a partir da leitura dos títulos, palavras-chaves e resumos, valendo-se da metodologia de análise documental. Conforme o balanço de produção dos primeiros dez anos de pesquisa, elaborado por Belusso, Borges e Kloss (2018, p.41), um total de 160 dissertações foram concluídas contemplando múltiplas análises de vários aspectos e perspectivas da educação, realizados por discentes com diferentes formações iniciais e orientados por docentes com perfis acadêmicos distintos o que reflete em especificidades e pluralidade nos estudos defendidos. A partir de então, foram localizados 19 estudos, realizados em nível de mestrado e doutorado, defendidos entre os anos de 2013 e 2022, bem como que as pesquisas abordam a história das instituições desenvolvidas, especialmente, a partir da História Cultural. Destacamos que atualmente a predominância, no que se refere a tipologia das instituições escolares, é do estudo dos grupos escolares, seguida das instituições privadas confessionais e com menor ênfase nas instituições dedicadas à formação de professores e escolas étnicas.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação, professor da Universidade de Caxias do Sul.

Gisele Belusso, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação, bolsista do projeto “Grupo Escolar no Rio Grande do Sul no século XX: culturas e práticas em perspectiva regional”.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Souza, J. E. de, & Belusso, G. (2023). O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 60–61. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/869

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.