HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO COLÉGIO AGRÍCOLA PROFESSOR GUSTAVO AUGUSTO LIMA (LAVRAS DA MANGABEIRA, CE - 2011)

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Autores

  • Maria Daniela de Alencar Universidade de Caxias do Sul
  • Betânia Maria Lidington Lins Universidade de Caxias do Sul
  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima; Escolas Estaduais de Educação Profissional; Lavras da Mangabeira; Políticas Educacionais.

Resumo

Este estudo investiga a história de uma instituição de educação profissional no estado do Ceará. Tem como objetivo principal analisar memórias e documentos sobre o Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (CAPGAL), localizado no município de Lavras da Mangabeira/CE, no momento da sua reorganização, em 2011, quando passou a ser identificado como Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima (EEEPPGAL). Como objetivos específicos, a pesquisa buscou estabelecer relações entre o contexto local de Lavras da Mangabeira/CE e a instalação do Colégio, identificando relações entre o seu fechamento e a sua reorganização; compor aspectos da trajetória institucional do CAPGAL, desde a sua criação na década de 1940 até o momento de sua transformação em escola, com o intuito de cotejá-los com as memórias de egressos sobre a presença da instituição na referida localidade. A pesquisa foi realizada com base na perspectiva teórico-metodológica da História Cultural que, segundo Souza (2015), permite aos pesquisadores analisar os processos de escolarização, experiências do cotidiano e contextos de suas constituições em determinados espaços e tempos. Concordamos com Le Goff (2013) quando ele afirma que a memória é um dos objetos da história e, nesse sentido, esta pesquisa tem como procedimentos metodológicos a História Oral, realizada através de entrevistas semiestruturadas com ex-alunos, ex-diretores e ex-coordenadores pedagógicos do CAPGAL, juntamente com a análise documental histórica do Colégio e da EEEPPGAL, a saber, Plano Político-Pedagógico, livros de matrícula, atas de reuniões, relatórios, fotografias, obras literárias e/ou históricas, as quais constituíram a empiria do trabalho. Assim, o cotejamento entre memória e documentos levou à amostra de vivências dos que construíram parte da existência desse Colégio, com a reconstrução de fatos históricos sobre ele. A análise dos dados permitiu perceber que foi criada uma história com o surgimento da Escola, mas que a antiga e a nova se entrelaçam e marcam o pertencimento histórico da instituição à cidade e aos seus habitantes, representando uma possibilidade para ampliar o horizonte profissional dos estudantes, especialmente no seu crescimento social. O estudo também evidenciou que a criação do CAPGAL, a partir das alterações relevantes que ocorreram na educação nacional nas décadas anteriores a de 1940, conforme Romanelli (1983), e da EEEPPGAL, em 2011, situou-se no contexto das políticas de desenvolvimento nacional criadas pelo governo federal na intenção de almejar o crescimento local, o que contribuiu para a formação de profissionais capacitados, aspecto rememorado pelos sujeitos da pesquisa, ao mesmo tempo que, contraditoriamente, a falta de políticas de aprimoramento da educação profissional levou ao fechamento do Colégio em 2004. Ademais, no passado, o CAPGAL formou técnicos agrícolas, modificando suas realidades e fazendo a diferença na vida de milhares de educandos da cidade de Lavras da Mangabeira/CE e região. A EEEPPGAL, por seu turno, é a criação de uma nova escola que mantém sua identidade com o que se realizava no antigo CAPGAL.

Biografia do Autor

Maria Daniela de Alencar, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Educação, Universidade de Caxias do Sul.

Betânia Maria Lidington Lins, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação, Universidade de Caxias do Sul.

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Doutor, Universidade de Caxias do Sul. 

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Alencar, M. D. de, Lins, B. M. L., & Souza, J. E. de. (2023). HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO COLÉGIO AGRÍCOLA PROFESSOR GUSTAVO AUGUSTO LIMA (LAVRAS DA MANGABEIRA, CE - 2011). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 17–18. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/836

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