HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO COLÉGIO AGRÍCOLA PROFESSOR GUSTAVO AUGUSTO LIMA (LAVRAS DA MANGABEIRA, CE - 2011)
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Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima; Escolas Estaduais de Educação Profissional; Lavras da Mangabeira; Políticas Educacionais.Resumo
Este estudo investiga a história de uma instituição de educação profissional no estado do Ceará. Tem como objetivo principal analisar memórias e documentos sobre o Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (CAPGAL), localizado no município de Lavras da Mangabeira/CE, no momento da sua reorganização, em 2011, quando passou a ser identificado como Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima (EEEPPGAL). Como objetivos específicos, a pesquisa buscou estabelecer relações entre o contexto local de Lavras da Mangabeira/CE e a instalação do Colégio, identificando relações entre o seu fechamento e a sua reorganização; compor aspectos da trajetória institucional do CAPGAL, desde a sua criação na década de 1940 até o momento de sua transformação em escola, com o intuito de cotejá-los com as memórias de egressos sobre a presença da instituição na referida localidade. A pesquisa foi realizada com base na perspectiva teórico-metodológica da História Cultural que, segundo Souza (2015), permite aos pesquisadores analisar os processos de escolarização, experiências do cotidiano e contextos de suas constituições em determinados espaços e tempos. Concordamos com Le Goff (2013) quando ele afirma que a memória é um dos objetos da história e, nesse sentido, esta pesquisa tem como procedimentos metodológicos a História Oral, realizada através de entrevistas semiestruturadas com ex-alunos, ex-diretores e ex-coordenadores pedagógicos do CAPGAL, juntamente com a análise documental histórica do Colégio e da EEEPPGAL, a saber, Plano Político-Pedagógico, livros de matrícula, atas de reuniões, relatórios, fotografias, obras literárias e/ou históricas, as quais constituíram a empiria do trabalho. Assim, o cotejamento entre memória e documentos levou à amostra de vivências dos que construíram parte da existência desse Colégio, com a reconstrução de fatos históricos sobre ele. A análise dos dados permitiu perceber que foi criada uma história com o surgimento da Escola, mas que a antiga e a nova se entrelaçam e marcam o pertencimento histórico da instituição à cidade e aos seus habitantes, representando uma possibilidade para ampliar o horizonte profissional dos estudantes, especialmente no seu crescimento social. O estudo também evidenciou que a criação do CAPGAL, a partir das alterações relevantes que ocorreram na educação nacional nas décadas anteriores a de 1940, conforme Romanelli (1983), e da EEEPPGAL, em 2011, situou-se no contexto das políticas de desenvolvimento nacional criadas pelo governo federal na intenção de almejar o crescimento local, o que contribuiu para a formação de profissionais capacitados, aspecto rememorado pelos sujeitos da pesquisa, ao mesmo tempo que, contraditoriamente, a falta de políticas de aprimoramento da educação profissional levou ao fechamento do Colégio em 2004. Ademais, no passado, o CAPGAL formou técnicos agrícolas, modificando suas realidades e fazendo a diferença na vida de milhares de educandos da cidade de Lavras da Mangabeira/CE e região. A EEEPPGAL, por seu turno, é a criação de uma nova escola que mantém sua identidade com o que se realizava no antigo CAPGAL.