DE AULA REUNIDA À ESCOLA PROFESSOR PEDRO CECCONELLO DE FLORES DA CUNHA/RS

ASPECTOS DE UMA TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL (1958-1962)

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Autores

  • Rafael de Souza Pinheiro Universidade de Caxias do Sul
  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

História da Educação, Escolas Reunidas, Professor Pedro Cecconello.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a criação das Escolas Reunidas de São Gotardo em Flores da Cunha/RS, tendo em vista que sua origem deu-se a partir do Decreto Estadual Nº 8.585, de fevereiro de 1958. O surgimento dessas instituições escolares, remodelaram o cenário educacional na cidade, pela implementação de um novo modelo de escola primária. Na localidade, a atenção com o ensino primário contava desde 1925 com a presença do Grupo Escolar Frei Caneca. A instituição Professor Pedro Cecconello originou-se a partir da reunião de escolas, as chamadas “Escolas Reunidas” que se caracterizavam segundo Souza (2008) por possuírem organização similar ao dos Grupos Escolares. As escolas reunidas foram criadas de forma provisória para atender vilas e bairros onde não havia grupos, que não seria o caso de Flores da Cunha, mas aplicado nessas situações como uma estratégica política
do governo daquele período. Já segundo Lopes (2006), essas novas escolas de ensino primário surgem pelo baixo custo e menor investimento em relação aos grupos e, também, pelo agrupamento de várias escolas isoladas em um mesmo prédio escolar. Metodologicamente, foram utilizados documentos do acervo escolar, como Livros de Atas, escritos diversos, fotografias e outros documentos. Em relação ao recorte temporal, justifica-se o ano de 1958 pela criação da instituição e o ano de 1962, à vista da alteração de identificação. Souza (2022) argumenta que ao contar a história da escola uma trama de histórias se compõe: a história dos
sujeitos, da cultura escolar, dos grupos sociais que constituem determinados lugares e tempos. Pôde-se perceber que ao longo do tempo as Escolas Reunidas de São Gotardo, forma como essa instituição era denominada inicialmente, passou por diversas alterações de nomenclatura e também de estrutura física. No ano de 1962 por exemplo, por meio do Decreto Estadual Nº 13.573 passou a denominar-se Escola Rural Professor Pedro Cecconello. Essa alteração, davase como forma de homenagear um dos primeiros professores da localidade, o qual chegou em
São Gotardo em 1881. A partir da análise documental, foi possível considerar que o processo
de implantação das Escolas Reunidas que originaram essa instituição de ensino situam-se no
contexto de expansão do ensino primário no Estado, política que foi fomentada, sobretudo, com
o governo de Leonel Brizola (1959-1963). Magalhães (1996), destaca sobre a necessidade de
1Pesquisa vinculada aos projetos FAPERGS: “GRUPO ESCOLAR NO VALE DO SINOS E NA SERRA
GAÚCHA NO SÉCULO XX: HISTÓRIAS, CULTURAS E PRÁTICAS”, processo número: 21/2551-0002214-
0. CNPq: “GRUPO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX: CULTURAS E PRÁTICAS EM
PERSPECTIVA REGIONAL”, processo número: 403268/2021-4.
2Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul-UCS. E-mail: rspinheiro@ucs.br
3Doutor em Educação pela UNISINOS. Professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Email: jesouza1@ucs.br
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ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
VOLUME 2, 2023, CEEINTER. ISSN: 2965-0666
contextualizar a história de uma instituição escolar, seu contorno, a comunidade ou região em
que foi inserida. Observa-se assim, o valor atribuído à escola e aos professores que ali atuavam,
sendo o mais significativo a homenagem feita ao professor Cecconello e pelo cuidado com o
ensino 65 anos após a fundação da instituição escolar.

Biografia do Autor

Rafael de Souza Pinheiro, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul-UCS.

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação pela UNISINOS. Professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul - UCS.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Pinheiro, R. de S., & Souza, J. E. de. (2023). DE AULA REUNIDA À ESCOLA PROFESSOR PEDRO CECCONELLO DE FLORES DA CUNHA/RS: ASPECTOS DE UMA TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL (1958-1962). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 11–12. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/832

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