HISTÓRIA DE INSTITUIÇÃO
GRUPO ESCOLAR CATALÃO 1923 A 1946
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Ensino Primário; Grupo Escolar; Instituições EscolaresResumo
Os grupos escolares, modelo de educação instituído primeiramente no estado de São Paulo, representou os ideais republicanos, instaurando ritos, espetáculos, celebrações, divulgando a ação republicana, corporificaram os símbolos, os valores e a pedagogia moral e cívica que eram próprias da República. A presente proposta de estudo tem como objetivo investigar o processo de criação e permanência do primeiro grupo escolar instituído na cidade de Catalão no ano de 1923, o Grupo Escolar de Catalão, a instituição teve sua história marcada por diversas transformações, incluindo mudanças em sua localização, estrutura física e denominação. Em 1958, passou a denominar Grupo Escolar Rita Paranhos Bretas e atualmente é conhecida como Colégio Estadual Rita Paranhos Bretas. Nesse sentido, a pesquisa parte da seguinte problemática: Como se deu a criação do Primeiro Grupo Escolar do sudeste goiano na cidade de Catalão? Quais fatores concorreram para as mudanças sofridas ao longo do tempo e sua permanência na cidade? E a partir desse contexto propomos compreender como se estruturou o processo para a criação do primeiro grupo escolar da cidade de Catalão, e assim investigar com o intuito de analisar os fatores que possibilitaram a organização e o funcionamento do grupo escolar, bem como as mudanças ocorridas ao longo do tempo, sua materialidade e os aspectos que caracterizaram a história dessa instituição. A presente pesquisa de natureza histórica, tem caráter bibliográfico e documental. Para desenvolvê-la realizamos um levantamento bibliográfico sobre a história das instituições escolares e instauração dos grupos escolares no Brasil e em Goiás. Para entender como se estruturaram as primeiras escolas de ensino primário no Brasil, estamos seguindo os procedimentos metodológicos e realizando leituras exploratórias e interpretativas em busca de informações que nos propicie um melhor direcionamento para análise de estudo. A pesquisa se justifica pela importância dos estudos sobre a história das instituições escolares, que visam evidenciar os marcos estruturais, logo é imprescindível retratar e resgatar a historicidade temporal e a demarcação do espaço geográfico da cidade na qual a instituição foi implantada, para melhor compreensão tanto dos seus aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos que envolvem a existência da instituição, o sentido do que fora instituído, sua finalidade educativa, social, sua identidade. Os grupos escolares no Brasil surgiram em decorrência do projeto republicano que objetivava reformar e difundir o discurso no qual a instrução popular seria o caminho propulsor para formação do cidadão em todo território nacional. Desse modo a instrução pública, sobretudo o ensino primário, passou a ser considerada, ao longo do século XIX, condição imprescindível para a emancipação da consciência popular. A ampliação do currículo e a reorganização dos espaços e tempos escolares foram resultados de uma nova reorganização administrativa e pedagógica da escola elementar, promovida pelos grupos escolares. E, mesmo com as políticas educacionais vigentes, os grupos escolares criados e instalados não eram suficientes para atender toda a população goiana em idade escolar.