A CHEGADA DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA

A PARTICIPAÇÃO DO SAPS EM MEIO A TRAMAS SOCIAIS E ECONÔMICAS

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Autores

  • Débora Ferreira Borges Barbosa

Palavras-chave:

Merenda Escolar; Sociedade; Educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir e apresentar a participação que o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) criado ainda na década de 1940 pelo Governo Federal teve na posterior instituição da Merenda Escolar no Brasil, ocorrida em 31 de março de 1955. O método de análise para este estudo parte de levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações, utilizando-se como descritores termos umbilicalmente ligados a temática dentre estes, os principais foram merenda escolar, SAPS, políticas públicas de alimentação e educação, todos com olhar especial para vertentes correlacionadas a questões sociais e econômicas. Uma obra em especial também se faz importante para construção da narrativa proposta, no que tange falar da merenda escolar, trata-se do trabalho de Marcos Coimbra (1982), este que, realiza a apresentação da trajetória de criação da supracitada política de alimentação escolar no país. O SAPS tinha como proposta inicial oferecer aos trabalhadores uma boa alimentação a um valor modesto por meio de restaurantes populares. Dentre os profissionais que estavam à frente do projeto destacavam-se um grupo de médicos nutrólogos engajados nas questões acerca de melhorias alimentares da população, dentre estes, Dante Costa, que direcionava suas pesquisas e estudos para a alimentação infantil, com foco nos escolares. Costa utiliza-se então de seu cargo na autarquia para introduzir a oferta de um desjejum aos escolares filhos dos trabalhadores frequentadores dos restaurantes. Este desjejum abriria as portas para a discussão e futura materialização de um projeto em escala maior, a oferta alimentar nas instituições de ensino brasileiras. A busca por apresentar a participação do SAPS na posterior criação e instauração da merenda escolar, visa também, evidenciar o cenário pertencente a criação das políticas de alimentação e como elas podem apresentar-se direcionadas a públicos específicos, e ainda, o quanto são e estão historicamente envoltas a questões sociais e econômicas.

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Publicado

2023-02-19

Como Citar

Ferreira Borges Barbosa, D. . (2023). A CHEGADA DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DO SAPS EM MEIO A TRAMAS SOCIAIS E ECONÔMICAS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 48–48. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/466

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