ENSINO DE HISTÓRIA

UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (PNLD 2020-2023)

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Autores

  • Flávia Gabriela Pereira Pascoal de Melo URCA
  • Flávia Thais Morais Silva URCA

Palavras-chave:

Ensino de História; Livro Didático; Educação Patrimonial; Cidadania.

Resumo

Este resumo pretende apresentar algumas propostas da pesquisa que está sendo desenvolvida a partir do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Ao perceber a importância de se pensar os conceitos a partir de definições historicamente construídas, a pesquisa procura refletir sobre o ensino de história e o conceito de educação patrimonial a partir da análise dos livros didáticos de história. Sabemos que as ideias que giram em torno do que se constitui como patrimônio histórico cultural vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, trata-se de uma concepção que devemos partir da ideia de que é ambientada em diferentes historicidades, carregadas de dinâmicas, jogo de interesses e transformações. Dessa forma, a pesquisa proporcionará reflexões sobre como a educação patrimonial dentro do ensino de história pode proporcionar aos discentes uma verdadeira formação para a cidadania. O objetivo é analisar como o conceito de educação patrimonial é apresentado na coleção de livros didáticos História, Sociedade e Cidadania, do ensino fundamental anos finais, Editora FTD, do autor Alfredo Boulos Júnior (PNLD 2020-2023). Objetiva-se especificamente compreender a educação patrimonial como um conceito historicamente construído e pensar como esse termo pode ser inserido no âmbito educacional. Além disso, buscamos refletir como os conteúdos referentes ao patrimônio histórico cultural são exploradas nos textos informativos da coleção de livros já mencionada. A intenção é evidenciar por meio da análise de conteúdo, a maneira como as reflexões sobre o patrimônio histórico cultural estão presentes nos livros didáticos. Para isso, pretendemos fazer um mapeamento, registrando as menções direcionadas ao que se refere a educação patrimonial ou assuntos voltados ao patrimônio histórico cultural de natureza material e imaterial. Para a realização desse estudo, procuramos realizar uma revisão bibliográfica que contemple discussões sobre os livros didáticos: Gasparello (2013), Cavalcanti (2016); sobre o conceito de cidadania Botelho e Schwarcz (2012); sobre o conceito de patrimônio histórico cultural e educação patrimonial: Santos (2013), Oliveira (2008), Fonseca (2009). Posteriormente, refletiremos como os/as professores/as de História podem contribuir para o processo de educação patrimonial dentro do ambiente escolar. Esperamos que a pesquisa possa resultar na criação de um site informativo que busque abordar os patrimônios que fazem parte da Região do Cariri. Por meio do produto educacional objetivamos dar visibilidade aos patrimônios frutos de reinvindicações que se fazem presentes na realidades dos estudantes da referida região, buscamos fugir da visão elitista que apenas levava em consideração como patrimônio os bens de uma elite europeia reafirmando preconceitos, desigualdades e estereótipos.

Biografia do Autor

Flávia Gabriela Pereira Pascoal de Melo, URCA

Mestranda em Ensino de História – ProfHistória/URCA.

Flávia Thais Morais Silva , URCA

Mestranda em Ensino de História – ProfHistória/URCA.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Melo, F. G. P. P. de, & Silva , F. T. M. (2024). ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (PNLD 2020-2023). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 196–197. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1035

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