DIDÁTICO E HISTORIOGRAFIA
CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS
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ensino de História; historiografia; governos autoritários.Resumo
O presente projeto de pesquisa aqui apresentado tem como objetivo inicial: compreender as relações entre a historiografia sobre os governos autoritários brasileiros no século XX e suas apresentações nos livros didáticos. perceber o papel das políticas de regulação e avaliação dos livros didáticos na apresentação e estruturação dos saberes históricos nos livros didáticos; e por fim analisar as práticas de ensino de história dos governos autoritários brasileiros no século XX em sala de aula. Aqui evidenciamos o foco e contribuição central do debate levantado pela pesquisa aqui proposta: não podemos separar os conhecimentos históricos considerados acadêmicos daqueles ensinados na escola. Por isso, nossa problemática é centrada em perceber "quais são as relações existentes, hoje, entre a produção historiográfica acadêmica sobre governos autoritários brasileiros no século XX, os saberes didáticos nos manuais escolares de história e o ensino de História na Educação Básica?". Assim, como foco em responder tal questionamento, aqui chamamos atenção para o fato de que este estudo está no campo da História Política, para além do campo de ensino, pois prevê a análise do sistema político que envolve as relações entre universidades, livros didáticos e a escola. Um ponto fundamental para que esse plano se realize é estar suportado por uma linha de pesquisa que compreenda o quanto o campo da História política brasileira ainda está fragilizado. Nesse sentido, utilizamos como princípio teórico os escritos do historiador alemão Jörn Rüsen (2015), e nessa seara outros professores que também estão vinculados a esse pensamento, como Barca (2004), Bitencourt (2009) (2010) e evidentemente Schmidt (2010).Esse momento focamos em construir um estado da arte atualizado sobre as pesquisas referente aos governos autoritários no Brasil, com centralidade no Período da Ditadura Civil-Militar Brasileira, de forma a traçar um quadro comparativo com as formas de apresentação desses conteúdos nos livros didáticos de História, distribuídos dentro do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, assim como, objetivamos perceber o papel das políticas de regulação e avaliação no âmbito do PNLD na apresentação e estruturação dos saberes históricos nos livros didáticos.