ENSINO DE HISTÓRIA

UMA ANÁLISE SOBRE A CIDADANIA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (PNLD 2020-2023)

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Autores

  • Flávia Thais Morais Silva URCA
  • Flávia Gabriela Pereira Pascoal de Melo URCA

Palavras-chave:

Ensino de História; Livro Didático; Cidadania das Mulheres; Gênero.

Resumo

Este resumo pretende apresentar algumas propostas da pesquisa que está sendo desenvolvida a partir do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Ao perceber a importância de se pensar os conceitos a partir de definições historicamente construídas, a pesquisa procura refletir sobre o conceito de cidadania a partir da luta pelos direitos das mulheres, tendo como fonte de análise os livros didáticos. Sabemos que
o termo cidadania perpassa por uma série de mudanças ao longo do tempo, trata-se de uma concepção que devemos partir da ideia de que é ambientada em diferentes historicidades, carregadas de dinâmicas e transformações. Dessa forma, a pesquisa proporcionará reflexões sobre como esse conceito perpassa por modificações ao longo dos tempos, tendo como recorte a luta pela cidadania das mulheres. O objetivo é analisar como o conceito de cidadania relacionado a luta pelos direitos das mulheres é apresentado na coleção de livros didáticos História, Sociedade e Cidadania, do ensino fundamental anos finais, Editora FTD, do autor Alfredo Boulos Júnior (PNLD 2020-2023). Objetiva-se especificamente compreender a cidadania como um conceito historicamente construído e como esse termo foi sendo inserido no âmbito educacional. Além disso, buscamos refletir como as relações de gênero são exploradas nos textos informativos da coleção de livros já mencionada. A intenção é evidenciar por meio da análise de conteúdo, a maneira como as reflexões sobre a cidadania das mulheres está presente nos livros didáticos, sendo uma maneira de também analisar como a ideia de cidadania foi mudando ao longo dos tempos e espaços. Para isso, pretendemos fazer um mapeamento, registrando as menções direcionadas a figura feminina e ao termo cidadania na coleção selecionada. Para a realização desse estudo, procuramos realizar uma revisão bibliográfica dos livros didáticos: Gasparello (2013); da cidadania e direitos humanos: Pinsky & Pinsky (2018), Botelho e Schwarcz (2012), Carvalho (2021), Hunt (2009); e do gênero: Scott (1995). Posteriormente, refletiremos como os/as professores/as de História podem contribuir para o estudo da luta pela cidadania das mulheres. Esperamos que a pesquisa possa resultar em um caderno de propostas pedagógicas destinado aos/as professores/as do 9º ano com pesquisas e informações sobre o conceito de cidadania ancorado na busca pelos direitos das mulheres a partir do final do século XIX. Por meio do produto educacional objetivamos dar visibilidade as mulheres na conquista por seus direitos, como forma de superar preconceitos, desigualdades e estereótipos. Buscando entender os elementos aqui apresentados, a pesquisa poderá contribuir para se pensar as dimensões da cidadania (tendo como recorte a cidadania feminina), e sobre as definições que buscam compreender o sentido do ser cidadão.

Biografia do Autor

Flávia Thais Morais Silva, URCA

Mestranda em Ensino de História – ProfHistória/URCA. 

Flávia Gabriela Pereira Pascoal de Melo , URCA

Mestranda em Ensino de História – ProfHistória/URCA. 

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Silva, F. T. M., & Melo , F. G. P. P. de. (2023). ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A CIDADANIA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (PNLD 2020-2023). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 38–39. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/852

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