CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA ESCOLAR E DA FOTOGRAFIA PARA A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Visualizações: 94Palavras-chave:
Cultura escolar. História das instituições escolares. Fotografia. Educação profissional e tecnológica. Institutos Federais.Resumo
Este trabalho discute os resultados iniciais de uma pesquisa em andamento, realizada no âmbito do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na área de Ensino, ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC Blumenau, em Santa Catarina. Importante pontuar que este trabalho integra o projeto de pesquisa Leme - Laboratório de espaços e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica de Santa Catarina, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A pesquisa final envolverá o trabalho com imagens fotográficas na identificação das culturas escolares do IFC Blumenau a partir de uma exposição fotográfica como produto educacional e a conceituação é uma etapa necessária para selecionar as imagens. Neste texto busca-se discutir a fundamentação teórica dos conceitos de cultura escolar, história das instituições escolares e fotografia enquanto fonte histórica. A metodologia utilizada neste texto foi bibliográfica com intuito em discutir qual é a contribuição da abordagem de cultura escolar para construção da história de uma instituição de educação profissional e tecnológica. Outro objetivo é compreender como a fotografia pode ser utilizada enquanto documento histórico para a compreensão das culturas escolares. Este levantamento bibliográfico resultou em material de apoio para sequência da pesquisa e auxiliará na identificação das características principais da inter-relação do IFC Blumenau e dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais na definição das políticas públicas de educação no Brasil. Os resultados alcançados demonstram também que a fotografia pode ser um recurso utilizado para compreensão da história de uma instituição escolar sob o escopo da cultura escolar.