O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE
A VISÃO DISCENTE NO PROCESSO FORMATIVO
Visualizações: 46Palavras-chave:
Geografia, Formação docente, Estágio Supervisionado, Visões discentes, Relatos de experiência.Resumo
A relação universidade e escola sempre esteve pautada em contatos mediante atividades que as aproximassem sendo o estágio supervisionado o melhor elemento representativo de tal proximidade. Mediante este entendimento, é possível pontuarmos que observar as realidades vivenciadas por licenciandos cursantes de disciplinas voltadas à formação de professores é um caminho possível para um diálogo construtivo sobre a formação docente deles. Tal contexto pode ser evidenciado quando acompanhamos os relatos de experiência das ações oriundas dos estágios supervisionados cumpridos em escolas públicas e privadas das redes de ensino do Brasil, onde observamos que há posições, situações e contextos que necessitam de uma atenção dos docentes, que poderão se apropriar de tais informes para qualificar ainda mais o debate relacionado ao estágio supervisionado. Indicamos que, de acordo com o conteúdo trazido, é possível estabelecer uma frente analítica extremamente positiva e que contribui significativamente para entender e construir um estágio supervisionado qualificado, sendo este um primeiro passo dialógico.