ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA
A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS ATUAIS
Visualizações: 53Palavras-chave:
Estágio; Ensino de História; Formação docente.Resumo
Neste texto busco discutir experiências relacionadas a uma turma de graduação de quarto e último ano do curso de Licenciatura de História do qual ministrei a disciplina de Estágio Supervisionado. O intuito é discutir temas contemporâneos envolvendo a experiência docente, de modo a refletirmos acerca da educação da História mediante as transformações vividas pelos futuros docentes e pelos alunos no chão da escola. O interesse em discutir tal tema, deve-se principalmente por um contexto pós-pandêmico em que o currículo das disciplinas no ensino fundamental e médio no Brasil sofreram impactantes modificações. Desde modo, busco refletir como ficam os futuros professores de História, elencando suas expectativas e frustrações em relação a profissão docente. Dentre essas discussões, algo que permeou os debates da disciplina de Estágio foi acerca das tecnologias e as novas vivências no ensino. Questionamentos como: enquanto professores, como tornar a disciplina de História mais atraente para os alunos? Qual o equilíbrio entre a utilização das novas tecnologias e a legitimação da História enquanto disciplina teórica? Entendendo que, não se trata de questões individuais, mas sobretudo coletivas, visto que perpassam as experiências da graduação, elencarei como enquanto professores e futuros professores buscamos ao longo dessa disciplina responder a tais desafios.