O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA COVID-19:

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO METODOLOGIA

Visualizações: 48

Autores

  • Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Geografia, Metodologia, Transposição Didática

Resumo

O presente resumo tem por objetivo apresentar um pouco do que foi realizado como metodologia para a disciplina de Estágio Supervisionado IV para a Turma 61 da Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) Câmpus de Presidente Prudente/SP. A ideia é apresentar uma proposta metodológica que auxiliou no desenvolvimento das aulas que foram ministradas durante o período que foi determinado o distanciamento social por conta da pandemia de COVID-19. Como alternativa utilizada para a realização das atividades disciplinares, intentamos usar da proposta criada pelo sociólogo francês Michel Verret e utilizada pelo matemático francês Yves Chevallard: a transposição didática. Ela busca criar a perspectiva de modificar o aprendizado de um determinado assunto de forma a contribuir para o ensinamento do mesmo, buscando se adaptar as realidades impostas. Mediante essa metodologia foi possível criar ferramentas que pudessem contribuir com o ensino-aprendizagem de alunas e alunos participantes da disciplina, visando a possibilidade de adaptação delas e deles com as realidades que existirão nas escolas onde lecionarão. Uma das ferramentas foi o percurso pedagógico, que possibilitou que elas e eles pudessem construir a trajetória dos trabalhos apresentados, utilizando da metodologia mencionada. Realizamos essa atividade em conjunto com a disciplina de Projeto Interdisciplinar II (PID II) que permitiu que os grupos criados pudessem debater os temas apresentados e, em Estágio Supervisionado IV, fossem debatidos como seriam realizadas as modificações didáticas, visando a construção dos trabalhos finais. Com as apresentações finais, foi possível identificar que a transposição didática funcionou como elemento fundamental para a compreensão da realidade pandêmica e de como podemos repensar as atividades didáticas em sala de aula, visando a qualidade do ensino e buscando alternativas que possam qualificar o aprendizado final. 

Downloads

Publicado

2023-02-19

Como Citar

Silgueiro dos Santos, F. C. A. . (2023). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA COVID-19:: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO METODOLOGIA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 03–04. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/393

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.