O USO DA ARTE EDUCAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL

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Autores

Palavras-chave:

Arte Educação, Ensino de História, Diversidade, Ensino Decolonial

Resumo

A construção da narrativa sobre a História do Brasil, a datar a partir de 1500, por anos, negou a história dos povos originários que viviam nessa terra antes da chegada dos invasores europeus. Kaká Werá Jecupé (2022, p.1), aponta que o Brasil “é a terra dos mil povos”, esses habitantes já residiam nesse território há cerca de milhares de anos antes do processo de colonização. Diante disso, o artigo visa promover um debate acerca da importância da construção de um ensino decolonial que busque romper com a narrativa colonialista acerca da história pré-colonial brasileira. Para isso, o objetivo do estudo busca apresentar uma proposta de aula que utilize a arte educação por meio do grafismo indigena presente no povo Asurini Trocará, como uma ferramenta didática para o ensino de história pré-brasil para alunos do 6° ano do ensino fundamental. Dessa maneira, a metodologia utilizada será da etno-história que visa apresentar o grafismo como uma fonte histórica a partir da epistemologia indigena longe dos paradigmas coloniais. Sendo assim, o uso da arte nessa proposta se dispõe a criar uma didática inclusiva que parte de outras maneiras de se ensinar história no ensino tradicional.

Biografia do Autor

Luana Brunely da Silva, Universidade Federal de Ouro

Graduanda em História pela Universidade Federal de Ouro -UFOP (campus de Mariana-ICHS).

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Silva, L. B. da. (2024). O USO DA ARTE EDUCAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–15. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1635

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