O USO DA ARTE EDUCAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL
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Arte Educação, Ensino de História, Diversidade, Ensino DecolonialResumo
A construção da narrativa sobre a História do Brasil, a datar a partir de 1500, por anos, negou a história dos povos originários que viviam nessa terra antes da chegada dos invasores europeus. Kaká Werá Jecupé (2022, p.1), aponta que o Brasil “é a terra dos mil povos”, esses habitantes já residiam nesse território há cerca de milhares de anos antes do processo de colonização. Diante disso, o artigo visa promover um debate acerca da importância da construção de um ensino decolonial que busque romper com a narrativa colonialista acerca da história pré-colonial brasileira. Para isso, o objetivo do estudo busca apresentar uma proposta de aula que utilize a arte educação por meio do grafismo indigena presente no povo Asurini Trocará, como uma ferramenta didática para o ensino de história pré-brasil para alunos do 6° ano do ensino fundamental. Dessa maneira, a metodologia utilizada será da etno-história que visa apresentar o grafismo como uma fonte histórica a partir da epistemologia indigena longe dos paradigmas coloniais. Sendo assim, o uso da arte nessa proposta se dispõe a criar uma didática inclusiva que parte de outras maneiras de se ensinar história no ensino tradicional.