AS LESBIANIDADES NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS

UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LÉSBICA A PARTIR DE “EM FAMÍLIA” (2014)

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Autores

  • Raabe Bastos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Lesbianidades; Feminismos; Telenovela; Em família.

Resumo

O estudo busca evidenciar como se deu a existência de identidades lésbicas nas telenovelas brasileiras a partir de “Em família” (2014), com as personagens Clara e Marina. Compreender as representações de identidades lésbicas a partir do casal citado se trata do exercício de observação a respeito do que tem sido veiculado socialmente quando falamos sobre lesbianidades. A telenovela brasileira está presente em nosso cotidiano desde 1950, com a inauguração do sinal televisivo no país, se propondo como uma forma de representar a realidade, influenciando também a construção do imaginário social a respeito de diferentes identidades. Assim, são ideais formadores sociais, possuindo lugar pedagógico na sociedade brasileira, sendo de primeira valia estudos a respeito de suas narrativas no que toca os corpos dissidentes. As disputas a respeito das lesbianidades perpassam amplas discussões que abrangem, também, a Comunicação, pois esta tem ação pedagógica na sociedade, podendo
possibilitar ou vetar vivências, de forma a atuar diretamente no horizonte do imaginário político social. Adrienne Rich (1980), argumenta que o termo lésbica foi tomado pelo patriarcado, apresentando a ideia de um continuum lésbico que abarcaria não apenas as mulheres que mantém relações sexuais ou sentem desejo por outras mulheres, mas, muito além disso. Porém, tal abordagem encontra críticas por parte de outras feministas, como Rubin (2017) e Wittig (1980), a respeito da ampliação demasiada do termo, podendo deslegitimar desejos e experiências de mulheres. Lésbicas são apagadas dos meios de comunicação em suas mais diversas mídias pois as formulações destes enquanto instituições sempre foram baseadas no homem e na mulher que performam aos moldes patriarcais e heteronormativos, sendo uma ideia restrita de quais corpos podem ou não ocupar lugares nestas organizações, de quem pode se  estabelecer em tais estruturas sem que lhe pareçam ameaças. Portanto, nos interessa observar como estão as identidades lésbicas efetivadas em tais espaços, de maneira a compreender como
são as visibilidades exercidas nos corpos dissidentes. O alcance das telenovelas brasileiras é amplo e influencia diretamente vivências as quais tocam, assim, objetivamos investigar a construção das subjetividades das personagens lésbicas elencadas, observando suas rupturas e continuidades. O método instrumental de análise compreenderá, a partir do que Rose (2018) chama de análise de imagens em movimento, características próprias e complexas da composição da telenovela, captando as esferas verbais e visuais da obra. Faremos uma amarra entre teorias sobre as lesbianidades e teorias dos discursos para que haja uma percepção dos encaminhamentos dados às identidades das personagens lésbicas nas telenovelas brasileiras.

Biografia do Autor

Raabe Bastos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda e bolsista, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), de Iniciação Científica do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Gabriela Santos Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós doutora em Comunicação e Cultura (Eco/UFRJ). Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades (UFES). 

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Bastos, R., & Alves, G. S. (2023). AS LESBIANIDADES NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LÉSBICA A PARTIR DE “EM FAMÍLIA” (2014). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 34–35. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/850

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