AS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO PERÍODO DE 2017- 2023

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Autores

  • José Nilton da Silva URCA
  • Socorro Márcia Gomes Torres URCA
  • Cicero Magerbio Gomes Torres Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Currículo; Ensino Superior; Projeto Político Pedagógico.

Resumo

A implementação da BNCC pode estar presente nos projetos pedagógicos de diversas formas, como por exemplo, por meio da adaptação do currículo do curso para contemplar as competências e habilidades previstas na BNCC, ou ainda, por meio da realização de atividades que possibilitem aos estudantes a compreensão e aplicação dos objetivos da BNCC. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar as reformas curriculares dos cursos de licenciatura em História, no período de 2017 a 2023, tendo em vista as proposições da BNCC. Para isso, utilizaremos a revisão narrativa da literatura. No caso específico dos cursos de História, os projetos pedagógicos contemplam as especificidades da área de conhecimento, como a análise crítica de fontes históricas, o conhecimento dos diferentes períodos históricos, a compreensão dos processos de construção da história e a reflexão sobre a importância da História para a formação da identidade nacional e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Dessa forma, os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em História estão voltados para a formação de professores críticos e reflexivos, capazes de utilizar a História como instrumento de formação cidadã e de transformação social, considerando as diretrizes da BNCC, embora compreenda-se esta como uma política curricular limitante, face a complexidade do objeto de estudo da história. 

Biografia do Autor

José Nilton da Silva, URCA

Pós graduado Lato Sensu em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri, aluno do Mestrado Profissional em Educação da Urca

Socorro Márcia Gomes Torres, URCA

Pós graduada Lato Sensu em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, aluna do Mestrado Profissional em Educação da Urca.

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri

Pós- Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, professor efetivo da Universidade Regional do Cariri.

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Silva, J. N. da, Torres, S. M. G., & Torres, C. M. G. (2023). AS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO PERÍODO DE 2017- 2023. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 114–115. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/922

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