AS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO PERÍODO DE 2017- 2023
Visualizações: 62Palavras-chave:
Currículo; Ensino Superior; Projeto Político Pedagógico.Resumo
A implementação da BNCC pode estar presente nos projetos pedagógicos de diversas formas, como por exemplo, por meio da adaptação do currículo do curso para contemplar as competências e habilidades previstas na BNCC, ou ainda, por meio da realização de atividades que possibilitem aos estudantes a compreensão e aplicação dos objetivos da BNCC. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar as reformas curriculares dos cursos de licenciatura em História, no período de 2017 a 2023, tendo em vista as proposições da BNCC. Para isso, utilizaremos a revisão narrativa da literatura. No caso específico dos cursos de História, os projetos pedagógicos contemplam as especificidades da área de conhecimento, como a análise crítica de fontes históricas, o conhecimento dos diferentes períodos históricos, a compreensão dos processos de construção da história e a reflexão sobre a importância da História para a formação da identidade nacional e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Dessa forma, os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em História estão voltados para a formação de professores críticos e reflexivos, capazes de utilizar a História como instrumento de formação cidadã e de transformação social, considerando as diretrizes da BNCC, embora compreenda-se esta como uma política curricular limitante, face a complexidade do objeto de estudo da história.