O ENSINO DE HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL

UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM

Visualizações: 20

Autores

  • Irian Butel Coordenadoria Regional de Parintins – SEDUC/AM
  • Tobias Vilhena de Moraes Museu Lasar Segall/IBRAM

Palavras-chave:

Ensino de História; Patrimônio cultural; Arte; Multivocalidade.

Resumo

O presente trabalho resultado de uma intervenção pedagógica através do projeto intitulado Expressões Visuais dos povos da Amazônia e tem como principal objetivo, apresentar o desenvolvimento, execução e os resultados do projeto pedagógico no ensino de História voltado aos alunos do ensino fundamental II. O referido projeto foi desenvolvido com alunos matriculados em uma escola de ensino público na cidade de Parintins no estado do Amazonas. Durante a projeto temas como memória e patrimônio foram trabalhados de maneira multidisciplinar, envolvendo os professores de diversas áreas do conhecimento, que em contato constante com os alunos, suas famílias e a comunidade puderam desenvolver um exercício de multivocalidade em defesa da cultura amazônica e do seu passado ancestral.

Biografia do Autor

Irian Butel, Coordenadoria Regional de Parintins – SEDUC/AM

Membro do Grupo de Pesquisa em culturas Indígenas, Repertórios Afro-Brasileiros e Populares – Grupo Gira. Historiadora e Professora na Coordenadoria Regional de Parintins – SEDUC/AM.

Tobias Vilhena de Moraes, Museu Lasar Segall/IBRAM

Pós-doutorado Unicamp, Museu Lasar Segall/IBRAM

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Butel, I., & Moraes, T. V. de. (2024). O ENSINO DE HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 179–197. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1067

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.