TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA

NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014-2018)

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Autores

  • Mariana Costa Borges Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Televisão; telejornalismo mineiro; ditadura militar; Rede Globo

Resumo

Essa comunicação tem por objetivo apresentar alguns resultados parciais da pesquisa de Iniciação Científica, financiada pela FAPEMIG, intitulada: “Telejornalismo e História Pública: a ditadura militar nos telejornais das emissoras mineiras afiliadas a Rede Globo (2014-2018)”. A pesquisa visa compreender as principais estratégias e técnicas utilizadas pelo telejornalismo das emissoras mineiras afiliadas a Rede Globo na produção e veiculação de material telejornalístico sobre a ditadura militar brasileira, entre os anos de 2014 e 2018. O recorte temporal justifica-se pelas efemérides de 50 anos do golpe civil-militar (2014) e 50 anos do AI-5 (2018). Essa pesquisa insere-se nos campos dos estudos sobre a televisão, no qual destacamos os trabalhos de Áureo Busetto (2010) e Dominique Wolton (1996), dialoga com o telejornalismo a partir dos trabalhos de Beatriz Becker (2009) e José Carlos Aronchi de Souza (2004), articula com o campo da História Pública, com destaque para o trabalho de Ricardo Santhiago (2016) e versa sobre a Ditadura Militar a partir das obras de Carlos Fico (2012) e Marcos Napolitano (2015). Em termos metodológicos, destacamos os trabalhos de Wellington Amarante (2022) e Cássia Palha (2017). Wellington Amarante (2022) contribui no sentido de auxiliar na construção de um quadro analítico que seja capaz de organizar as fontes audiovisuais. Para o autor, o quadro analítico constitui-se como uma ferramenta metodológica fundamental, pois permite a organização dos dados coletados, sua classificação e análise seja de forma individual ou em grupo. Já Cássia Palha (2017) indica os elementos que devemos observar no tratamento do material telejornalístico, tais como: a estrutura do programa; o papel dos sujeitos; a importância dos apresentadores, repórteres e especialistas na construção da credibilidade; a narrativa e a relação estabelecida com o telespectador; a fragmentação seletiva; a construção de contextos e sensacionalismo; a edição, a montagem e o ritmo. A partir dessas referências realizamos um amplo levantamento do material telejornalístico por meio da plataforma de streaming Globoplay. A busca na plataforma Globoplay foi realizada por meio das palavras-chaves: “Anistia”; “AI-5”; “Censura”; “Comissão Nacional da Verdade”; “ditadura militar”; “golpe militar”; “golpe de 64” e “revolução de 64”. Foram localizadas 41 reportagens produzidas e veiculadas nos telejornais: Bom Dia Minas; Integração Notícia – Triângulo Mineiro; MGTV; MG Inter; Jornal da EPTV; MG1; MG2 e Terra de Minas. O mapeamento desse material e sua categorização foi o ponto inicial para nossa pesquisa. Construímos um quadro analítico, produzido por meio do software Excel, da Microsoft, com campos informativos como: data, título, duração, telejornal, emissora, etc. A pesquisa encontra-se em andamento e já realizamos o visionamento e a catalogação de 23 reportagens que foram agrupadas em cinco categorias para análise: tempo presente; figuras políticas; marcos da ditadura; fenômenos da ditadura e acervos da ditadura. Até o presente momento foi possível observar que esse material telejornalístico revela um espaço de disputas e tensionamentos na construção da memória sobre a ditadura militar, com depoimentos de algozes e vítimas do regime. Em relação a participação de historiadoras e historiadores, localizamos apenas duas aparições, dentre as 23 reportagens analisadas.

Biografia do Autor

Mariana Costa Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda do Curso de História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista FAPEMIG

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Borges, M. C. (2023). TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014-2018). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 126–128. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/929

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