CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO

Visualizações: 49

Autores

  • Valter Marciano dos Santos Chereta Universidade FEEVALE
  • Ismael Martins Boeira Universidade Feevale
  • Ananda Nasai Machado de Oliveira Universidade Feevale
  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale

Palavras-chave:

Conscientização; Educação; Neoconservadorismo

Resumo

O presente estudo busca realizar uma reflexão crítica sobre a herança dos retrocessos na educação brasileira, nos últimos anos, que ainda resiste do contexto neoconservador que se instaurou no país, para a dimensão dialógica do trabalho educativo, mediante a relação dialética (contradição) entre opressores e oprimidos, tendo na práxis uma ação que vise a superação dessas contradições. Nossa abordagem é de natureza bibliográfica exploratória, tendo como embasamento metodológicos, Gil (2002) e Evangelista (2012) e por base teórica Freire (1991;1996;2005), Frigotto (2016) e Mészáros (2008). A partir dessa constatação e diante de argumentos de negativas da importância das políticas públicas afirmativas, se faz necessário atuar com os conceitos de libertação e conscientização na perspectiva da educação popular, junto à geração atual. A articulação teórico-prática percebida pela consolidação de movimentos sociais na luta por direitos sonegados, bem como a necessária posição da escola por uma educação que vise a autonomia, são pontos que emergem do estudo. Contudo, a herança imaterial deixada pelo bolsonarismo, ainda se expressa na atualidade, o que demandará de uma práxis junto a alunos, professores e comunidade escolar da atual geração, no combate ao que estamos vivenciando hoje, práticas de manipulação que promovem intolerância e ódio.

 

Biografia do Autor

Valter Marciano dos Santos Chereta, Universidade FEEVALE

Pedagogo pela Universidade FEEVALE. E

Ismael Martins Boeira, Universidade Feevale

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.

Ananda Nasai Machado de Oliveira, Universidade Feevale

Mestra em Psicologia pela Universidade Feevale.

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Chereta, V. M. dos S., Boeira, I. M., Oliveira, A. N. M. de, & Zucchetti, D. T. (2024). CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 223–224. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1052

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.