A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD

CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE

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Autores

  • Tatiana Helma Wagner Centro Universitário Internacional Uninter
  • Valdilson Aparecido Lopes Centro Universitário Internacional Uninter
  • Gerson Luiz Buczenko Centro Universitário Internacional Uninter

Palavras-chave:

Educação; Protagonismo; Curricularização.

Resumo

O objetivo geral do presente trabalho é assentar o conceito de extensão universitária, diante das diversas interpretações existentes no meio acadêmico. Da mesma forma, como objetivos específicos definiram-se: analisar o conceito de extensão universitária; avaliar o caminho percorrido pela extensão universitária no Brasil, de sua implementação à curricularização. A indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho se deu da seguinte forma: a implementação da curricularização da extensão universitária na educação EAD apresenta uniformidade de concepções? Entre os autores que estruturam o presente trabalho estão Thiollent, Imperatore e Santos (2022), Severino (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fio condutor a visão crítico dialética (GAMBOA, 2012). Ao final, verifica-se a importância de se assentar o conceito de extensão universitária, valorizando a atuação das IES e, por conseguinte, do protagonismo do público discente ao aplicar e interagir com a comunidade em sua realidade loco-regional, criando-se um caminho de troca de saberes, da observação do movimento do real com vias de pensar uma perspectiva emancipatória, que dá vida às indagações e as respostas obtidas junto à comunidade, diante do cenário social tão carente, nas mais diferentes regiões do país. Da mesma forma, para a educação a distância, diante de sua presença espraiada no território brasileiro advém uma responsabilidade ainda maior, em função das implicações que a correta execução da atividade extensionista exige e que, por outro lado, pode demonstrar também o potencial de transformação social que a educação a distância representa em nosso país. Em relação à indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho verifica-se que a implementação da curricularização da extensão universitária na educação superior presencial e EAD não apresentam uniformidade de concepções, condição que se reflete na forma como a mesma é implementada não só no currículo, como também na interação com a comunidade e no protagonismo discente. E, ao final do presente trabalho, defende-se que a extensão universitária deve valorizar a ação do público discente junto à comunidade/sociedade, na devolutiva dos conhecimentos teórico-profissionais e na efetiva troca de saberes, sedimentando a importância da relação teoria e prática no ensino superior, bem como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão com um foco especial no processo emancipatório.

Biografia do Autor

Tatiana Helma Wagner, Centro Universitário Internacional Uninter

Especialista em Docência no Ensino Superior, Centro Universitário Internacional Uninter.

Valdilson Aparecido Lopes, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre em Educação e Novas Tecnologias, Centro Universitário Internacional Uninter.

Gerson Luiz Buczenko, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em Educação, Centro Universitário Internacional Uninter.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Wagner, T. H., Lopes, V. A., & Buczenko, G. L. (2023). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 85–86. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/889

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