A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, UM NOVO PENSAR SOBRE OS RECURSOS DAS TICS EM AULAS DE HISTÓRIA

Visualizações: 9

Autores

  • Mariana Alves Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Educação midiática; TICS; Aprendizagem; Recursos, Ensino de história.

Resumo

A educação midiática está baseada na denominação das palavras educar + mídias. Sendo assim referenciada um novo pensar sobre os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação no espaço escolar, ousando numa ruptura com o método de ensino tradicional, com aulas ministradas no modelo expositivo, e tampouco atrativo para alunos, já que os infantojuvenis estão acostumados com as teias de comunicação. Esta pesquisa discorre justamente no que tange a questão de como aprimorar nossas metodologias de ensino e nos tornamos cada vez mais como futuros educadores, aptos a fornecer o melhor conteúdo para os discentes. No entanto, de acordo com PIROLA(2015) notamos a necessidade do ser humano interagir com as mídias, desde a infância, como o caso dos alunos. Por isso, é possível mobilizar a consciência história, mediante aulas expositivas apenas incluindo um novo recurso tecnológico. As TICs, são recursos que se fazem cabível em nossos planos de ensino, uma vez que as imagens merecem estar em sala de aula, pois sua leitura nunca é passiva, como explica a autora ABUD(2003). No fomento das ideias sobre o usufruto das mídias se faz aplicável materiais digitais como Power-point, vídeo-aulas, recortes fílmicos e jornalísticos ou até mesmo utilizar-se das salas de informática das escolas. E assim para WESSELING (2013) ele nos diz que o aluno consegue absorver os conteúdos midiáticos, como, por exemplo, compreender um documentário sobre os regimes ditatoriais no Brasil, é a forma de como usar o recurso das TICS ao nosso favor que os favorecerá pro ensino aprendizagem. Em síntese, o ensino de história é uma área da educação básica primordialmente alicerçado em trabalhar com a atualidade. Os autores até aqui supracitados corroboram com a ideia que o ensino básico mesmo que padecendo por carências em suas estruturas, ainda, sim, é adaptável. Por isto essa pesquisa temática é ideal para os educadores que buscam inovação, ainda que a pesquisa principal não esteja conclusa é possível perceber o receio dos professores em admitir estarem inertes quando o assunto é trazer a tecnologia para dentro da sala de aula. Isto é um objetivo a ser inserido em nossas instituições de ensino, e lembrar-se essencialmente que as tecnologias quando bem exploradas, trazem muitos benefícios, mas apenas ressaltando o cuidado para não veicularmos notícias falsas.

Biografia do Autor

Mariana Alves Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Aluno da Graduação. Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Gonçalves, M. A. (2024). A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, UM NOVO PENSAR SOBRE OS RECURSOS DAS TICS EM AULAS DE HISTÓRIA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 202–203. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1038

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.