PUBLICAÇÕES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO PERÍODO DE 2011 A 2020

UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE

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Autores

  • Liane Beatriz Rotili UNIJUI
  • Anderson Amaral de Oliveira UFSM
  • Josei Fernandes Pereira UPF

Palavras-chave:

Gamificação. Bibliométrico. Aprendizagem. Educação. Motivação

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o panorama das publicações sobre gamificação no contexto internacional, compreendendo a última década (2011-2020). Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico que possibilitou verificar as características das publicações. Os resultados indicam que a produção científica sobre gamificação é maior nas áreas de Education Educational Research (Pesquisa Educacional e em Educação) e Computer Science (Ciência da Computação). No que tange ao idioma, predominam as publicações em inglês representando aproximadamente 93.43% dos artigos publicados, seguindo uma tendência mundial. Os resultados, possibilitam traçar padrões de produtividade sobre o tema gamificação possibilitando fomentar a construção do conhecimento multidisciplinar, e apontar possíveis a lacunas de pesquisa.

Biografia do Autor

Liane Beatriz Rotili, UNIJUI

Doutoranda em Desenvolvimento Regional, UNIJUI.

Anderson Amaral de Oliveira, UFSM

Doutor em Letras, UFSM.

Josei Fernandes Pereira, UPF

Doutorando em História, UPF.

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Publicado

2023-09-21

Como Citar

Rotili, L. B., Oliveira, A. A. de, & Pereira, J. F. (2023). PUBLICAÇÕES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO PERÍODO DE 2011 A 2020: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 106–108. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/899

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