OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE

Visualizações: 15

Autores

  • Jarlenice Oliveira Lima Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Francisca Francileide de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Sirneto Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Resultados de Aprendizagem; Currículo Escolar de Matemática; Ensino Médio.

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola com elevados índices de aprendizagem nas avaliações externas. O objetivo geral foi compreender os fatores que potencializam os indicadores educacionais de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), bem como entender a disparidade entre os resultados externos e internos, mediante três eixos teóricos: currículo, prática docente e avaliação. O presente trabalho busca apresentar uma análise acerca do currículo e dos resultados apresentados nas avaliações externas e internas pelos estudantes, em especial do componente curricular de Matemática, e as percepções dos docentes da disciplina sobre o fenômeno. As discussões estão pautadas nos estudos de Arroyo, Lopes, Candau, Scocuglia, D’Ambrosio, dentre outros, e lança mão dos dados obtidos a partir de entrevistas realizadas com três professores de Matemática da instituição de ensino. O estudo revelou que a escola possui um planejamento bem estruturado, um acompanhamento sistematizado da aprendizagem dos alunos e alguns desafios relacionados à concepção de currículo escolar por parte dos professores, que se encontra voltada, especialmente, à seleção de conteúdos; e a não participação de alunos, comunidade escolar e não escolar na construção do currículo escolar da disciplina de Matemática.

Biografia do Autor

Jarlenice Oliveira Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Programa de Pós-Graduação Profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGP/UFJF), Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Francisca Francileide de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará (PPGQ/UFC), Secretaria da Educação de Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), Secretaria da Educação de Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Lima, J. O., Oliveira, F. F. de, & Silva, S. V. da. (2023). OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 64–64. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/871

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.