LITERACIA FAMILIAR

PROJETO LIVRO VAI, LIVRO VEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Autores

  • Greice Kelly Marinho Faculdade Censupeg
  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale

Palavras-chave:

Inclusão; Literacia Familiar; Educação infantil; Aprendizagem significativa.

Resumo

Aproximar a família do ambiente escolar é uma excelente forma de oportunizar aprendizagens mais significativas às crianças, tanto as com desenvolvimento típico quanto as crianças neuro atípicas são beneficiadas com essa aproximação, visto que ao considerar o contexto ao qual a criança está inserida, suas limitações e potencialidades é possível propor experiências que valorizem os momentos vivenciados fora da escola.  É dever da escola  introduzir a leitura na vida das crianças, tendo em vista que muitos não têm acesso, mas sobretudo porque a leitura abre as janelas da imaginação e a criança estabelece conexão com tudo o que é produzido pela humanidade, a leitura é uma fonte de saber e existem muitos suportes para encontrar o conhecimento, dicionários, revistas, enciclopédias, folhetos explicativos, livros paradidáticos, jornais, internet e coleções são alguns exemplos. O importante é oportunizar o acesso às crianças, considerando-os seres inteligentes e capazes de construir os conhecimentos de forma participativa e enriquecedora, conforme apontam os estudos de Fonseca (2012), Parreiras (2012) e Pinto (2018). Isto posto, o presente estudo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência vivenciado na educação infantil a partir de um projeto de inserção ao mundo da leitura, não só as crianças, mas suas famílias. A ideia do projeto surgiu a partir dos desejos comunicados pelas crianças. As visitas à biblioteca despertaram o interesse pela leitura, que apesar de não serem alfabetizadas, elas já observam e contextualizam as imagens, inventando e imaginando as histórias apresentadas. Um dos alunos, não-verbal, diagnosticado com TGD - Transtorno Global do Desenvolvimento, em uma das visitas pediu para levar o livro para casa, logo, as demais crianças demonstraram o mesmo interesse, a professora então, oportunizou que toda a semana cada uma fizesse a retirada de um livro para ler com a família. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa-ação qualitativa de caráter exploratório, a partir de um levantamento bibliográfico sobre a temática e observação participante em um Centro de educação infantil catarinense. Os resultados evidenciaram que os estímulos desde cedo à leitura de forma lúdica e participativa faz as crianças chegarem mais preparadas aos anos iniciais do ensino fundamental, fortalece o vínculo familiar e oportuniza a inclusão de todos. Por meio da leitura, as famílias podem ajudar as crianças a desenvolverem o vocabulário, familiarizando-se com as letras,  as palavras, os números e os livros. Simples interações lúdicas com as crianças podem trazer inúmeros benefícios no que se refere ao relacionamento positivo entre pais e filhos. Além disso, com os livros é possível  ensinar muitas coisas às crianças, como a vida em família,  as celebrações e as tradições,  os trabalhos dos adultos e  o cuidado pelos outros e pela natureza.

Biografia do Autor

Greice Kelly Marinho, Faculdade Censupeg

Neuropsicopedagoga, Faculdade Censupeg.

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras, Universidade Feevale.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Marinho, G. K., & Martins, R. L. (2023). LITERACIA FAMILIAR: PROJETO LIVRO VAI, LIVRO VEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 69–70. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/880

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