“A MÃO INVISÍVEL DO MERCADO É O BRAÇO FORTE DO ESTADO”
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E O PROJETO NEOLIBERAL NO BRASIL
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Educação; Militarização; Neoliberalismo; Políticas Públicas.Resumo
A pesquisa está localizada na relação que existe entre a militarização da educação pública como política educacional e o projeto político de sociedade neoliberal. A problemática levantada se insere na questão: como as escolas militarizadas servem aos propósitos neoliberais? Para resolvê-la é necessário desvelar alguns desses propósitos e compreender qual a essência das escolas militarizadas. O objetivo geral é analisar a relação entre a concepção neoliberal de políticas públicas para a educação e os principais aspectos da proposta de militarização das escolas básicas brasileiras. A metodologia é uma análise a partir dos autores Boron (1999), Afonso (2001) e Eloisa Hofling (2001) seguida de uma revisão do Decreto nº 10.004/2019 e da Portaria 2.015/2019 que instituem o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) e de matéria publicada no veículo de mídia “Escola Educação” em setembro de 2018 sobre a implementação do Vetor Disciplinar na Bahia. Para contribuir com a fundamentação teórica utilizamos a categoria “neoliberalismo autoritário” de Daniel Pereira Andrade, Mariana Côrtes e Silvio Almeida (2021). Com este estudo espera-se contribuir para melhor compreensão do movimento que possibilita a militarização enquanto política educacional estruturante e a urgência na elaboração de alternativas populares e democráticas para contrapor esta proposta.