ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS A BNCC NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA
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Organização; Trabalho pedagógico; BNCC; Educação Infantil.Resumo
O presente trabalho busca investigar como é realizada a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil considerando as políticas públicas curriculares e os desafios impostos ao planejamento curricular após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Infantil. A investigação tem como objetivo refletir sobre as formas de organização do trabalho pedagógico mediante as políticas públicas para a Educação Infantil com a implementação da BNCC a partir do ano de 2017 e analisar como essa política curricular influenciada por ideários neoliberais adentra os espaços escolares e alcançam os processos formativos entre professor(a) e aluno(a). Realizaremos pesquisas de cunho bibliográfico e documental, visando os aspectos qualitativos, a saber, far-se-á o levantamento bibliográfico na literatura científica a partir da compilação de trabalhos publicados em revistas, livros
especializados, teses, documentos curriculares da Educação Infantil e legislações educacionais. O referencial teórico inicial adotado foram as obras de Michael Apple (1989;2000), a BNCC da Educação Infantil (2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil em Uberlândia (2020), VEIGA (1999) e outras legislações educacionais pertinentes ao tema proposto. Na Educação
Infantil o cuidar e o educar são ações indissociáveis e, portanto, são ações intencionais e planejadas. Sendo assim, a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil envolve concepções de educação e planejamento educacional, abrangendo diferentes dimensões e apresentando peculiaridades em relação às demais etapas educacionais. Nesse contexto, o documento normativo mais recente envolvendo a organização curricular de forma nacional é a BNCC da Educação Infantil, que compreende esse processo de planejamento curricular e se estabelece como uma referência para a elaboração dos currículos escolares municipais. Contudo, é impossível pensar no trabalho pedagógico sem conjugar o currículo real, fruto do saber formal com o saber que apresenta aspecto informal e as regionalidades, daí a importância dos planejamentos curriculares municipais, e no caso da cidade de Uberlândia, o planejamento e implementação das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil através da
reconstrução dos Projetos Político-pedagógicos das escolas municipais, que visam a implementação da BNCC e um enfoque mais amplo nas práticas pedagógicas que acontecem no “chão” da sala de aula, ou seja, o currículo oculto