ESTUDO DE FRONTEIRA

ANÁLISE DO CONCEITO E HISTORICIDADE NO ENSINO MÉDIO

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Autores

  • Jeremyas Machado Silva Faculdades Integradas Machado de Assis
  • Jéssica Fernanda Mezadri Colégio Dom Bosco

Palavras-chave:

Fronteira; Conceito; Ensino Médio.

Resumo

O presente resumo destaca a importância do estudo de fronteira no Ensino Médio, porquanto, as categorias “território e fronteira” são apresentadas na BNCC na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No referido documento a fronteira é entendida como uma categoria construída historicamente, por conseguinte, no estudo de fronteira a sua principal característica deverá ser a historicidade. Da mesma forma, percebe-se a fronteira como um espaço histórico de relação e tensão. Ademais, na área de Linguagens e suas Tecnologias, sobretudo, em Língua Portuguesa, é possível discutir a fronteira como um espaço linguístico. Pois que, assim como a fronteira é um espaço histórico em movimento, a linguagem e a cultura também se encontram em oscilação. Neste viés, realizou-se um trabalho interdisciplinar entre as áreas mencionadas, onde os alunos deste nível, através da pesquisa e leitura dos textos disponibilizados em sala de aula, apresentaram e discutiram em formato de seminário conceitos de fronteira e suas variações. Por encontrarem-se em uma zona fronteiriça (Brasil x Argentina) os alunos refletiram sobre o sincretismo histórico-cultural e linguístico da região fronteira noroeste do Rio Grande do Sul. Também, a fim de democratizar os resultados da pesquisa com a comunidade escolar, os grupos de trabalho espalharam QR Codes contendo acessos a portfólios, mapas conceituais e vídeos produzidos no âmbito das tarefas do componente de Observatório de Ciências Humanas – História. A metodologia do trabalho foi de natureza teórica, considerando a análise de textos e os resultados foram apresentados no formato de seminário com a participação de professores e alunos do Ensino Médio. Ao promover-se um estudo de fronteira no Ensino Médio, foi possível obter o engajamento dos alunos em um tema complexo através dos grupos de trabalho, explanações e problematizações em sala de aula e o uso de aplicativos para a elaboração dos trabalhos. Para mais, foi possível perceber que o tema despertou o interesse em sala de aula e da comunidade escolar, em função de problematizar elementos do cotidiano dos mesmos: a identidade fronteiriça.

Biografia do Autor

Jeremyas Machado Silva, Faculdades Integradas Machado de Assis

Doutor em História, professor no curso de História da Universidade Federal do Pampa-UAB; curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis e Colégio Dom Bosco – Santa Rosa – RS.

Jéssica Fernanda Mezadri, Colégio Dom Bosco

Mestre em Letras, professora no Colégio Dom Bosco – Santa Rosa – RS.

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Silva, J. M., & Mezadri, J. F. (2023). ESTUDO DE FRONTEIRA: ANÁLISE DO CONCEITO E HISTORICIDADE NO ENSINO MÉDIO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 129–130. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/930

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