HISTÓRIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDEOFICIAL DO ESTADO DE SERGIPE (SINTESE) – (1988-2022)

Visualizações: 5

Autores

  • Tiago de Melo Pinto Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Associativismo; História da educação; Sergipe; Sindicalismo; SINTESE; Materialismo histórico dialético.

Resumo

O estudo almeja compreender, de forma crítica e contextualizada, a história e as práticas pedagógicas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE), como, também, produzir um acervo documental com o intuito de contribuir com a preservação da memória política e social desta entidade. Sindicato fundado em 17 de setembro de 1988, com o intento de representar os trabalhadores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino de educação de 1º e 2º Graus sergipanos, em que as origens desta entidade estão vinculadas a Associação de Profissionais do Magistério do Estado de Sergipe (APMESE), que havia sido criada, em 08 de setembro de 1977, e do Centro Profissional de Ensino (CEPES), fundado em outubro de 1986. Lançando mão de uma abordagem de pesquisa qualitativa, com a caracterização dos períodos históricos estudados e a realização de entrevistas reflexivas, coleta de depoimentos, levantamento de documentos das entidades envolvidas, fotografias, artigos de jornais, e a produção acadêmica pertinente à temática estudada. Objetivamos localizar, documentar e analisar, entre outros episódios, a presença do SINTESE nas conferências estaduais da educação, o seu vínculo com a urdidura e o desenvolvimento do projeto A Escola Democrática e Popular em Sergipe, a sua participação nas discussões do Plano Nacional de Educação (PNE) e organização de suas oficinas culturais e as ações de suas práticas pedagógicas, a realização dos seus congressos, seminários e conferências educacionais, a sua defesa dos planos de carreira, melhores salários e a luta contra a precarização das condições de trabalho dos seus representados, bem como suas pautas de lutas pedagógicas. Todo o material coletado será transcrito e organizado em Núcleos de Significação na perspectiva de Aguiar e Ozella e serão interpretados segundo referencial teórico da Psicologia Sócio-histórica e do Materialismo Histórico-dialético.

 

Biografia do Autor

Tiago de Melo Pinto, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Educação, Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Pinto, T. de M. (2023). HISTÓRIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDEOFICIAL DO ESTADO DE SERGIPE (SINTESE) – (1988-2022). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 87–88. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/890

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.