AS RELAÇÕES RACIALIZADAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA NEOLIBERAL E NEOCONSERVADORA

Visualizações: 8

Autores

  • Meire Helen Ferreira Silva Arnhold Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Maria Esperança Fernandes Carneiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Materialismo Histórico-Dialético; Igualdade Racial.

Resumo

Considerando a concretude do modelo econômico neoliberal de sociabilidade do capital, que adota uma política de investimentos tudo para o capital e muito pouco ou nada para o social, existe possibilidade de promoção da igualdade racial para a população negra? Para compreender a falsa lógica meritocrática na inclusão social e educacional da pessoa negra é preciso considerar seu caráter histórico e material, que diz respeito a forma que homens e mulheres negras se organizaram e se organizam em sociedade para a produção e reprodução da sua vida, e seu caráter histórico, destacando que, o modo de produção da vida material é determinado pela fase de desenvolvimento das forças produtivas. A onda neoconservadora do atual modelo neoliberal distancia os direitos sociais da população negra. Esse artigo busca a articulação teórica entre neoliberalismo, neoconservadorismo e a promoção da igualdade racial para a população negra.

Biografia do Autor

Meire Helen Ferreira Silva Arnhold, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestra em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - (PUC/GO).

Maria Esperança Fernandes Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Arnhold, M. H. F. S., & Carneiro, M. E. F. (2024). AS RELAÇÕES RACIALIZADAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA NEOLIBERAL E NEOCONSERVADORA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 228–228. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1054

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.