IMPACTO DA PANDEMIA E NEOCONSERVADORISMO NA MONITORIA ACADÊMICA

UM ESTUDO DE CASO

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Autores

  • Karytia Nayara Gonçalves da Silveira Silveira Universidade Federal do Ceará
  • Mariana Luz Quevedo Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Ari de Andrade Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Monitoria; Pandemia; Construção histórica; Políticas Públicas; Neoconservadorismo.

Resumo

O Programa de Iniciação à Docência – PID, foi instituído pela Universidade Federal do Ceará – UFC nos seus cursos de graduação desde 1968 (BEZERRA, 2012, p.36). O PID se destaca por ser uma oportunidade dos discentes-monitores em acompanhar um(a) professor(a)-orientador(a) de uma determinada disciplina por meio do envolvimento em atividades didático-pedagógicas. O estudo em questão busca apresentar de que maneiras a atuação do monitor foi colaborativa na disciplina de Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação, evidenciadas pelas opiniões dos alunos de licenciaturas participantes da disciplina no período do enfrentamento da Covid-19, no primeiro semestre de 2021, onde as aulas seguiam-se na modalidade remota. Por meio da pesquisa qualitativa e quantitativa, onde Manzato e Santos (2010) afirmam que a pesquisa quantitativa viabiliza as opiniões através de dados numéricos e, a pesquisa qualitativa, por sua vez, Marconi e Lakatos (2010) trata como uma abordagem que busca analisar e extrair aspectos mais intrínsecos do comportamento humano, buscou-se unir tais abordagens, a fim de embasar e obter uma melhor leitura das opiniões e das impressões compartilhadas pela turma em campo de análise. Assim, disponibilizou-se um questionário com interrogações mistas após o término das atividades acadêmicas e obteve-se o engajamento de dezesseis alunos, sendo um total de vinte e dois concluintes da disciplina. Estas respostas, em especial as de múltipla escolha, foram organizadas em gráficos, enquanto as subjetivas foram devidamente ordenadas em um documento específico. O levantamento, conforme a visão dos colaboradores, mostrou que o programa foi significativo e influenciou na permanência e conclusão da disciplina, visto que o contexto histórico da pandemia foi atravessado por pautas neoconservadoras, de modo que os estudantes enfrentavam ao mesmo tempo um cansaço dentro do ambiente acadêmico virtual e a “infortoxicação” de dados falsos embasados em ideais míticos. O neoconservadorismo foi definido por Lacerda (2019) como um movimento político firmado em perspectivas religiosas extremistas com propostas neoliberais de privatizações de serviços educacionais públicos. Estes ideais conservadores passaram a nortear a mentalidade da sociedade brasileira com o auxílio de veículos de informação independentes e divulgação de fake news em redes sociais. A partir desses recursos, os grupos tradicionalistas brasileiros passaram a produzir ataques em massa à educação, desmoralizando o espaço institucional e seu corpo acadêmico. Entendendo a Universidade como um campo de formação e reflexão de ideias, a monitoria juntamente do professor responsável tratou de promover palestras dentro de temas pertinentes às licenciaturas, temas estes que apareciam nas falas dos discentes como dúvidas ou temores embasados em práticas anti-intelectualistas e irreais desenvolvidas por grupos fundamentalistas que encaram a produção científica como nociva para a sociedade (STANLEY, 2018). Desta forma, os cursistas da disciplina puderam ampliar seus conhecimentos e questionar com autoridade o bombardeio de fatos infundados acerca das práticas educacionais dentro do cenário educacional. Para tal pesquisa, apoiou-se em nomes como Bezerra (2012), Galvão (2005), Dalio (2020), entre outros nomes que viabilizaram o arcabouço teórico.

Biografia do Autor

Karytia Nayara Gonçalves da Silveira Silveira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Ceará.

Mariana Luz Quevedo, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Letras, Universidade Federal do Ceará.

Francisco Ari de Andrade, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Silveira, K. N. G. da S., Quevedo, M. L., & Andrade, F. A. de. (2023). IMPACTO DA PANDEMIA E NEOCONSERVADORISMO NA MONITORIA ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 165–167. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1013

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