O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL

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Autores

  • Adriana Duarte Leon IFSUL
  • Adriana Machado das Neves IFSUL e FURG
  • Caroline Ceno Machado IFSUL
  • Marcio Pereira Garcia IFSUL

Palavras-chave:

História da Educação; Preservação da Memória; Educação Profissional; Instituição Escolar; Digitalização.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar o projeto “A digitalização do Acervo Institucional como uma possibilidade de Preservação da Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido no IFSUL/Campus Pelotas com o objetivo de digitalizar parte da documentação da instituição, com foco na preservação da memória escolar. A proposta metodológica está alocada na perspectiva qualitativa, com abordagem histórica, técnica afiliada na análise documental, considerando o recorte temporal das primeiras décadas de funcionamento da instituição. A periodização estabelecida contempla os anos iniciais de funcionamento até a década de 1950, considerando a documentação catalogada na pesquisa: “O Acervo Institucional Como um Espaço de Preservação da Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, concluído em julho de 2023. O projeto está em fase de desenvolvimento e apresenta relevância no âmbito da preservação da memória institucional e no fomento a pesquisas no campo da Educação e da História, pretende-se ao final do trabalho disponibilizar digitalmente o acesso à história da instituição no recorte estabelecido.

Biografia do Autor

Adriana Duarte Leon, IFSUL

Doutora em Educação, IFSUL.

Adriana Machado das Neves , IFSUL e FURG

Doutora em Química, IFSUL e FURG.

Caroline Ceno Machado, IFSUL

Graduada em Química Industrial, IFSUL.

Marcio Pereira Garcia, IFSUL

Especialização em Ciências e Tecnologias da Educação, IFSUL.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Leon, A. D., Neves , A. M. das, Machado, C. C., & Garcia, M. P. (2024). O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL . ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 198–199. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1036

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