EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

ALIANDO LUGARES DE MEMÓRIA À PRÁTICA DOCENTE

Visualizações: 7

Autores

  • Fernando Souto Dias Neto UFSM
  • Carine Medianeira Buss Flores UFSM

Palavras-chave:

Educação;Identidade; Memória; Patrimônio.

Resumo

O presente trabalho contempla as pesquisas dos dois autores, os quais se debruçam sobre o Patrimônio Histórico e Cultural. Na temática, encontram-se elementos que vão desde a Memória, Patrimônio, Cultura, e Identidade, conceitos que se entrelaçam e emergem em torno da ação educativa, que se refere à Educação Patrimonial, a partir disso, proõem atividades como inserção de lugares de memória para a busca de saberes, sobre a produção e inserção de sujeitos na sociedade do tempo recente. Outras questões são desdobradas, o que faz com que a pesquisa se desenvolva e percorra seu caminho através de uma narrativa dos pesquisadores, em que compilam suas experiências, trajetórias, conectam-se com estudos de autores consolidados no campo das áreas em questão através de um levantamento de literatura pertinente. Alguns dos resultados atingidos passam pela educação patrimonial como forma de compreensão de uma inserção social no tempo recente, por sua vez, demonstrando a perpetuação de modos de vida dos mais diversos grupos sociais, até mesmo o entendimento de uma ação educativa que extrapola os enquadramentos, molduramentos das práticas de ensino.

 

Biografia do Autor

Fernando Souto Dias Neto, UFSM

Doutorando em História do PPGH da UFSM, bolsista CAPES/DS.

Carine Medianeira Buss Flores, UFSM

Mestranda em Patrimônio Cultural do PPGPC da UFSM.

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Dias Neto, F. S., & Flores, C. M. B. (2024). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ALIANDO LUGARES DE MEMÓRIA À PRÁTICA DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 212–213. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1047

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.