IDENTIDADES E AUTORREPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA

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Autores

  • Fabiana Lopes de Souza Universidade Federal de Pelotas
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Identidade; Autorrepresentação; Arte Contemporânea.

Resumo

Este texto parte de uma pesquisa bibliográfica que reflete sobre o processo de
construção de identidades, em meio às inter-relações que estabelecemos na sociedade da
informação e das tecnologias digitais, as quais possibilitam a modificação e transformação
constante de identidades. A autorrepresentação artística, no contexto contemporâneo, é uma
maneira de questionar as identidades, demonstrando um não reconhecimento, deixando de ser
apenas uma mera representação de características físicas da/o artista. A fundamentação teórica
é pautada no referencial de Hall (2005) sobre a identidade na pós-modernidade e nas produções
de três artistas contemporâneas/os, Keila Alaver, Albano Afonso e Cyndi Sherman. A
construção da identidade é diretamente relacionada com a vida em sociedade envolvendo
crenças, valores e representações em um processo de identificação com um grupo. O excesso
de informações e o consumo de produtos é um dos fatores que age diretamente nas possíveis
mudanças que ocorrem na construção de identidade de uma pessoa, e esta se dá através de um
processo de formação contínua, ao longo do tempo e das experiências adquiridas. Desse modo,
a representação de si mesmo/a é uma forma de demonstrar que as identidades se modificam,
visto que contemporaneamente vivemos imersos em uma infinidade de informações midiáticas.

Biografia do Autor

Fabiana Lopes de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL.

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL.

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Publicado

2023-09-21

Como Citar

Souza, F. L. de, & Zamperetti, M. P. (2023). IDENTIDADES E AUTORREPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 112–113. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/902

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