A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

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Autores

  • Camila do Nascimento Santos UESC
  • Elis Cristina Fiamengue UESC
  • Bruna Weyll de Melo UESC
  • Liandra Rodrigues Santos Gomes UESC

Palavras-chave:

Levantamento bibliográfico; Militarização das escolas públicas; Escolas cívico-militares.

Resumo

Este estudo trata-se de pesquisa em andamento acerca das produções acadêmicas que discutem a militarização das escolas públicas na arena das instituições de ensino com perfil cívico-militar. Assim, o objetivo da pesquisa é realizar um levantamento bibliográfico com fins no mapeamento de produções acadêmicas que analisam as escolas cívico-militares e discutem a complexidade do debate da militarização das escolas em torno do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A pesquisa de abordagem qualitativa, é bibliográfica e constitui uma revisão de literatura, com coleta de produções nas plataformas Google acadêmico, Scielo e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), com uso de descritores, a saber: militarização nas escolas, militarização das escolas, militarização da educação, escola militar, educação militar, colégio militar, ensino militar, escola cívico-militar, militarização do ensino, escolas públicas militarizadas, feminismo e militarismo, vetor disciplinar, disciplina militar na educação, militarização e étnico-racial, militarismo e gênero, militarismo e classe social. Foram coletadas na Scielo 18 produções, o Google acadêmico 13 e a BDTD 105 resultados e com base na leitura dos resumos, o estudo indicou que há grande número de produções bibliográficas que abrangem os anos de 2000 a 2022 e nos traz contribuições acerca da relação entre militarização das escolas públicas e o avanço de uma educação de perspectiva conservadora no Brasil. A militarização das escolas públicas têm ocorrido devido às parcerias entre secretarias de educação com a polícia militar, corpo de bombeiros militar e forças armadas (VEIGA, 2020). Vimos que, existe o avanço das escolas cívico-militares no cenário educacional brasileiro e que há um acelerado crescimento dos processos de militarização das escolas públicas municipais da Bahia (ELIANE BRITO; MARIZE REZENDE, 2019), pois existe estreita relação entre militarismo no sistema político com o avanço da extrema-direita na disputa pelo poder, o que consequentemente reflete na construção de uma pedagogia militar (BORTOLINI (2022). Portanto, com esta primeira fase da pesquisa, podemos afirmar que existe uma intensa reflexão acerca do avanço da militarização na educação brasileira, a qual, as produções bibliográficas junto a revisão de literatura realizada até aqui. Por fim, observamos a pertinência destes estudos, a medida que estes evidenciam a ameaça aos valores democráticos por formas autoritárias de compartilhamento da gestão escolar nas escolas cívico-militares.  

Biografia do Autor

Camila do Nascimento Santos, UESC

Graduanda em Ciências Sociais, Bolsista ICB-UESC.

Elis Cristina Fiamengue, UESC

Doutora em Educação, Docente do PPGE e DCIE-UESC.

Bruna Weyll de Melo, UESC

Mestranda do PPGE - UESC, Bolsista FAPESB.

Liandra Rodrigues Santos Gomes , UESC

Graduada em Ciências Sociais pela UESC.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Santos, C. do N., Fiamengue, E. C., Melo, B. W. de, & Gomes , L. R. S. (2024). A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 194–195. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1034

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