A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1838-2018)

Visualizações: 0

Autores

  • Paula Vanessa Paz Ribeiro sem informação

Palavras-chave:

História, Ensino de História, Política Educacional Brasileira

Resumo

Da introdução da História como disciplina escolar no Brasil em 1838 até o presente, a organização do seu currículo foi marcada por disputas e tensões, em torno da seleção do conhecimento a ser ensinado. O ensino de História foi utilizado em diversos momentos como instrumento para legitimar uma narrativa acerca do passado e para difundir os valores e visões de mundo do grupo hegemônico. O presente texto tem o objetivo de analisar o papel e a finalidade da disciplina escolar de História no Brasil, por meio de uma revisão bibliográfica e da análise de um conjunto de leis, resoluções e parâmetros que regulam a política educacional brasileira. Através deste estudo, espera-se apresentar as mudanças e permanências da história do ensino de História no Brasil.

Biografia do Autor

Paula Vanessa Paz Ribeiro, sem informação

sem informação

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Ribeiro, P. V. P. (2024). A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1838-2018). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1695

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.