Edição Atual

v. 2 n. 1 (2023): ANAIS DO II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
					Visualizar v. 2 n. 1 (2023): ANAIS DO II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS

É com imensa satisfação que apresentamos os Anais do II Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos, realizado entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2023, de forma totalmente on-line. Este evento, promovido em parceria pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Rio Grande e o Centro de Estudos Interdisciplinares, contou com o fundamental apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS.

O II Seminário surgiu como um tempo/espaço dedicado à reflexão e discussão sobre temas que perpassam a diversidade em seu sentido mais abrangente, a educação para os direitos humanos e, de maneira especial, o papel crucial da escola pública na garantia do direito à educação para estudantes que carregam consigo os marcadores sociais da diferença

Publicado: 2024-02-23

APRESENTAÇÃO

RESUMOS

  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL OS DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESEBA/UFU

    Emanuele Maria Silva Gonçalves, Fernanda de Magalhães, Tatiane Cristini a Silva
    01-02

    Visualizações: 74
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1212
  • ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS SOB A PERSPECTIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL

    Marli Pitarello, Pedro Javier Aguerre Hughes, Roberto Sanches Padula
    01-01

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1217
  • MEDO DA FAMÍLIA, EM NOME DA RELIGIÃO E A POLÍTICA PARTIDÁRIA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NAS ESCOLAS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DIANTE DE DISCURSOS CONSERVADORES E AUTORITÁRIOS NA REDE PÚBLICA

    Beatriz Floôr Quadrado
    01-02

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1204
  • A IMPORTÂNCIA DAS BATALHAS DE RIMA PARA O FORTALECIMENTO DO LETRAMENTO RACIAL UM ESTUDO COM MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE GOIANA-PE

    Marcos Antonio Ferreira Guedes, Jéssica Maria Dornelas de Souza Marques

    Visualizações: 604
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1259
  • A CIDADE COMO ESPAÇO EDUCATIVO TERRITÓRIO DE MEMÓRIA, RESISTÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS LGBTQIA+

    Jonas Augusto Silva, Anderson Ferrari
    01-02

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1139
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE PARA O INCENTIVO DE CONDUTAS RESPONSÁVEIS E O DESCONSUMO

    Nilson Teixeira dos Santos Júnior
    01-01

    Visualizações: 54
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1237
  • PORTAL CLIO HD GÊNERO, “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA ONLINE

    Thayná Luiza Uhde Dalsasso
    01-02

    Visualizações: 95
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1205
  • UMA LITERATURA DE REEXISTÊNCIA AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO- MEMÓRIA NA POESIA DE MARY GRUESO

    Ithana Gomes Nogueira
    01-02

    Visualizações: 50
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1123
  • A LEI DE COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – UMA ANÁLISE NECESSÁRIA

    Michele Lemos de Oliveira Sousa Carvalho, Nilma Fernandes de Miranda Silva
    01-02

    Visualizações: 122
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1211
  • RESISTÊNCIA A PRESENÇA DOS DOCENTES DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Adeilson de Paula
    01-02

    Visualizações: 69
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1216
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DIREITOS HUMANOS DIÁLOGOS POSSÍVEIS

    Tailine Raiana Fillmann, Gabriela Gomes Makewitz, Lovani Volmer, Dinora Tereza Zucchetti
    01-02

    Visualizações: 246
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1214
  • INCONSTITUCIONALIDADE E CONTROVÉRSIAS A ANÁLISE DO PARECER SOBRE A UNIÃO HOMOAFETIVA NO PROJETO DE LEI Nº 580/2007, NA COMISSÃO DE PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Paulo Afonso Tavares
    01-02

    Visualizações: 169
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1144
  • ALFABETIZAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIDISCRIMINATÓRIA

    Fabiane Castilho Oliveira, Saraí Schmidt
    01-02

    Visualizações: 70
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1241
  • PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ENSINO DE FILOSOFIA

    Adriana Lins, Walter Lima
    01-02

    Visualizações: 59
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1117
  • “NEGRO DISFARCE” A NARRATIVA ALTERFICCIONAL DE OSWALDO DE CAMARGO

    Ricardo Silva Ramos de Souza
    01-02

    Visualizações: 90
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1133
  • DIVERSIDADE E CONCEITO DE FAMÍLIA UMA PROPOSTA DE LEITURA DE FOTOGRAFIAS

    Caroline Larrañaga, Edenise Favarin, Suzana Linhati
    01-02

    Visualizações: 96
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1131
  • O PROJETO SOMAR NA GESTÃO DO GOVERNO ZEMA (2019-2022) EM MINAS GERAIS

    Lara Cristina Rodrigues, Vilma Aparecida de Souza
    01-02

    Visualizações: 500
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1104
  • PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS E O MERCADO DE TRABALHO DA EXCLUSÃO SOCIAL ÀS PRÁTICAS DE INCLUSÃO TRABALHISTA

    Esther Da Silva
    01-01

    Visualizações: 118
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1116

RESUMOS EXPANDIDOS

  • DIREITOS HUMANOS NO TRABALHO REFLEXÕES SOBRE O NEOLIBERALISMO E A PERDA DE EMPREGOS PELA TECNOLOGIA

    Danielle Tavares da Mota Fernandes
    01-07

    Visualizações: 89
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1207
  • ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I

    Lilian de Oliveira Lino, Cláudio Rodrigues Alves, Rinaldo Correr
    01-05

    Visualizações: 70
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1141
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MOBILIZANDO A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DENTRO DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO

    Mariana Alves Gonçalves, Julia Silveira Matos
    01-05

    Visualizações: 61
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1232
  • “QUE HISTÓRIA É ESSA, PROFESSOR?” REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

    Gabriel Araújo Barbosa
    01-04

    Visualizações: 84
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1244
  • MENINAS TAMBÉM JOGAM” RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A ABORDAGEM DA COPA DO MUNDO FEMININA COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS

    Arthur Douglas da Silva Gonçalves
    01-05

    Visualizações: 65
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1215
  • CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA QUEER PARA POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Marcelo Villela Petersen, Juliana Fonseca de Oliveira Neri
    01-05

    Visualizações: 79
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1265
  • O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA BNCC COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA

    Leiriane Tomaz Ferreira Martins
    01-05

    Visualizações: 127
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1145
  • INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA ATRAVÉS DE VIVÊNCIA COM O FOLCLORE BRASILEIRO

    Jéssica Maria Dornelas de Souza Marques, Marcos Antonio Ferreira Guedes, Eduardo Gomes Onofre
    01-03

    Visualizações: 105
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1242
  • BULLYING ESCOLAR A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO ESTRATÉGIA À SUA PREVENÇÃO

    Mariana Pinheiro Fernandes
    01-05

    Visualizações: 122
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1247
  • O CONCEITO DE VIOLÊNCIA CULTURAL NA OBRA DE JOHAN GALTUNG

    Marco Antonio Paulino Azzolini
    01-05

    Visualizações: 707
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1252
  • JUVENTUDES ESCOLARES E O DIREITO À ESCUTA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

    Leonardo da Silva Greque Junior, Vitória Lima Colare, Vânia Alves Martins Chaiga, Alisson Souza Corrêa
    01-05

    Visualizações: 59
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1137
  • EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E RELAÇÕES INTERRACIAIS/ANTIRRACIAIS NA ESCOLA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O COMBATE O RACISMO E A DISCRIMINAÇÃO EM SALA DE AULA

    Luciane Lima da Silva, Marcos André Ferreira Estácio
    01-02

    Visualizações: 93
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1143
  • O MEB COMO PROPOSTA DE ENSINO POPULAR UMA EXPERIÊNCIA SOCIOECLESIAL E INCLUSIVA

    Joathan Alves da Silva
    01-05

    Visualizações: 60
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1250
  • FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

    Antonio Jorge Ferreira Severino, Luiz Paulo da Silva Soares, Vânia Alves Martins Chaigar
    01-05

    Visualizações: 117
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1222
  • GARANTIA DE DIREITOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE EM SEU PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

    Alessandra da Fonseca Cereja Ferreira, Brenda Cristina Herdeiro Cardoso, Katharine Campelo Marinho, Dayanne Dailla Da Silva Cajueiro
    01-05

    Visualizações: 105
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1268
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAÇÃO DO CIDADÃO PLANETÁRIO CONCILIADOR DOS DIREITOS HUMANOS AO DESENVOLVIMENTO E À PROTEÇÃO AMBIENTAL

    Ivania Lucia Silva Costa, Denny Wallace Braga Vital
    01-05

    Visualizações: 67
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1140
  • FIRMAR O PÉ NO TERRITÓRIO UMA PESQUISA CARTOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE ARTE CONECTADA COM OS POVOS INDÍGENAS

    Flávia Gisele Nascimento
    01-05

    Visualizações: 61
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1227
  • DIÁLOGOS ENTRE JUVENTUDES RIOGRANDINAS E O DIREITO AO SONHO UMA ESCUTA SENSÍVEL

    Tatiane Carijio Zucchetti, Rafael Lachni da Silva, Denner Rodrigues Goulart
    01-04

    Visualizações: 49
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1238
  • SUBJETIVIDADES EM CONSTRUÇÃO UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE INTERAÇÕES A PARTIR DE TEXTOS MIDIÁTICOS COM CONTEÚDO AFROFUTURISTA

    Geane Valesca da Cunha Klein, Washington da Silva Batista
    01-06

    Visualizações: 48
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1253
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE PESQUISAS APONTANDO FRAGILIDADES E LACUNAS

    Marinildo Barreto de Leão, Patrícia Sandalo Pereira
    01-07

    Visualizações: 134
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1220
  • INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR A CRIAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE

    Fernanda de Magalhães , Maiza Silva dos Santos, Tatiane Cristini da Silva
    01-05

    Visualizações: 86
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1263
  • O DISCURSO MEDICALIZANTE NO COTIDIANO ESCOLAR

    Adalberto Duarte Pereira Filho, Maria Dolores Fortes Alves
    01-05

    Visualizações: 60
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1236
  • A ESCALADA NEOLIBERAL CONSERVADORA E O "NOVO" ENSINO MÉDIO UMA ANÁLISE CURRICULAR COMPARADA

    Kleverson Willima, Lorrayne de Souza
    01-05

    Visualizações: 70
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1126
  • DIVERSIDADES, CURRÍCULOS E CONSERVADORISMO UMA ANÁLISE DO ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNCC

    Heloisa Monteiro Baita Amado de Sousa, Lara Aguiar Nogueira Gomes, Kleverson Gonçalves Willima
    01-05

    Visualizações: 97
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1148
  • TEATRO NA ESCOLA CONTRIBUIÇÕES DECOLONIAIS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A SEXUALIDADE

    Elisângela dos Santos, Elni Willms
    01-05

    Visualizações: 77
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1124
  • EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PRISIONAL REFLEXÕES INICIAIS SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

    Lilian Signorini Lafuente
    01-06

    Visualizações: 89
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1135
  • AS AÇÕES DAS INSTITUIÇÕES TEUTO-BRASILEIRAS DESTINADAS A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES COMO ELEMENTOS DE UM IDEÁRIO DE MODERNIDADE EDUCACIONAL PARA O SUL DO BRASIL (1909-1938)

    Ilson Paulo Blogoslawski
    01-08

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1099
  • BULLYING ESCOLAR VIOLÊNCIA, CONFLITO E A ABORDAGEM DA JUSTIÇA RESTAURATIVA

    José Leonardo Santos
    01-06

    Visualizações: 88
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1115
  • DEPENDÊNCIA EDUCACIONAL UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DA TEORIA MARXISTA DA DEPENDÊNCIA

    Matheus Castro, Alice de Souza, Anne Caroline Marinha, Isabelle Batista, Maria Chrispim
    01-05

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1120
  • O NOVO ENSINO MÉDIO UMA AMEAÇA AO DIREITO À EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Andrea Oliveira, Ana Clara Diogo, Ana Luiza da Cruz, Matheus Castro
    01-05

    Visualizações: 101
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1127
  • ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Rheuren da Silva Lourenço, Júlia Silveira Matos
    01-05

    Visualizações: 203
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1149
  • FEMINICÍDIO PREVENIR OU REMEDIAR?

    Shirlei Alexandra Fetter, Sara Cristina Teschechotzky, Deise Denise Lehnen Rohr
    01-05

    Visualizações: 91
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1090
  • DIVERSIDADE E INCLUSÃO A INTEGRAÇÃO DO APLICATIVO “MOUSE TIMER” COMO ESTRATÉGIA PSICOPEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TDAH

    Edenise Favarin, Caroline Larrañaga, Suzana Toniolo Linhati
    01-02

    Visualizações: 268
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1134

ARTIGOS

  • INTÉRPRETES DE LIBRAS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS POLÍTICAS E DIREITOS LINGUÍSTICOS NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS

    Katarine Lapuente Souza, Francine Guerreiro da Silva, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão Machado
    01-13

    Visualizações: 105
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1246
  • MINICURSO EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Maria Silvia Rosa Santana, Micheli Cristina Hayashi Custódio, Gabriel Silva Scatena dos Santos
    01-14

    Visualizações: 55
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1251
  • A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E O ACESSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MIGRANTES NA CIDADE DE MANAUS - AMAZONAS

    Renata Bianca Oliveira Freire, Andreza Gomes Weil
    01-10

    Visualizações: 129
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1261
  • PERSPECTIVAS MARXISTAS PARA UMA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

    Isadora Cabreira da Silva
    01-11

    Visualizações: 36
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1223
  • IDENTIDADES EM DESENVOLVIMENTO PAPÉIS DE GÊNERO NA INFÂNCIA E SEU IMPACTO NO AMBIENTE ESCOLAR.

    Naellen de Souza Oliveira, Vagner Sérgio Custódio
    01-15

    Visualizações: 106
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1239
  • A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL

    Victória Pedrazzi, Joice Graciele Nielsson
    01-12

    Visualizações: 57
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1210
  • EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E PROFISSIONALIZANTE E OS DIREITOS HUMANOS

    Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira
    01-13

    Visualizações: 68
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1249
  • INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO LEGISLAÇÕES E CONCEITOS

    Ana Carolina da Rosa Machado, Lutieli Araújo Leal, Juliana Brandão Machado
    03-11

    Visualizações: 120
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1221
  • A QUALIFICAÇÃO E A INFLUÊNCIA DO CENSO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE

    Paola Barros da Cunha de Carvalho
    01-08

    Visualizações: 74
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1226
  • INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Bárbara Machry Spengle, Katarine Lapuente Souza, Juliana Brandão Machado
    01-10

    Visualizações: 87
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1208
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA A LUTA EM PROL DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

    Helton Rodrigues Oliveira, Vanuza da Silva Cruz, Igor Bergamo Anjos Gomes
    01-20

    Visualizações: 207
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1213
  • O FAZER DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE SABERES, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DIREITOS HUMANOS UMA DISCUSSÃO PERTINENTE

    Jéssica Angélica de Melo Borges, Marcelo Máximo Purificação
    01-13

    Visualizações: 112
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1218
  • CULTURA DA PAZ E A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES ALGUMAS POSSIBILIDADES

    Nilma Fernandes de Miranda Silva, Michele Lemos de Oliveira Sousa Carvalho, Valéria Peres Asnis
    01-09

    Visualizações: 166
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1262
  • AÇÕES DO COLETIVO YACI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA E EMANCIPADORA

    Flávia Fernanda Santos Silva, Alessandra Araújo da Silva, Ananda Maria Pinto Gomes
    01-14

    Visualizações: 57
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1224
  • NÚCLEO DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE ARRANJOS POSSÍVEIS PARA PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

    Angélica da Costa, Ruan Carlos Sansone
    01-17

    Visualizações: 124
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1233
  • A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA UMA ANÁLISE TEÓRICA

    Mayana Santos Da Paz, Dayanne Dailla da Silva Cajueiro
    01-15

    Visualizações: 138
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1240
  • DAS TENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E POLÍTICAS DO RACISMO E DO EPISTEMICÍDIO UMA ANÁLISE A PARTIR DAS APOSTILAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO ENSINO DE MATO GROSSO

    Ana Laís Lúcia Campos, Vânia Maria dos Santos, Merilin Baldan
    01-12

    Visualizações: 112
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1245
  • MEUS FILHOS, MINHAS REGRAS APONTAMENTOS SOBRE A PRIVATIZAÇÃO FAMILIAL DA EDUCAÇÃO

    Larissa Scotta
    01-14

    Visualizações: 49
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1260
  • A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR UMA PERSPECTIVA DE PESQUISA SOBRE DIREITOS HUMANOS

    Eva Terezinha Ferreira Jornada
    01-14

    Visualizações: 136
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1103
  • CORPOS [HUMANOS] SEM DIREITOS [HUMANOS] O QUEER NA FORMAÇÃO E A CURRICULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Leonardo dos Santos Silva, Rafael Lesses da Silva, Joacir Marques da Costa
    01-12

    Visualizações: 67
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1243
  • A SOCIOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A SEXUALIDADE

    Maria Adriana Farias Rodrigues
    01-16

    Visualizações: 80
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1209
  • O ENSINO DE ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO EPISTEMICÍDIO E SEUS IMPACTOS NO MATERIAL DE ENSINO ESTRUTURADO

    Carlos Eduardo Conceição Brito, Merilin Baldan, Vânia Maria dos Santos
    01-09

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1248
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS

    Rafaéla Pavéglio Gomes
    01-09

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1138
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEI Nº 10.639/03: ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA APLICAÇÃO NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

    Karoline Lopes Rodrigues, Márcia Maria dos Anjos Gomes Rodrigues, Fabiana Celente Montie
    01-13

    Visualizações: 85
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1225
  • A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROMOVENDO PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBTQIAPN+ NA UFAL ANALISANDO A RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

    Lana Palmeira, Sheyla da Silva
    01-19

    Visualizações: 86
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1119
  • O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2019-2023)

    Juliane Laguna das Neves, Renata Porscher Scherer
    01-18

    Visualizações: 119
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1132
  • INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Bárbara Spengle, Katarine Souza, Juliana Machado
    01-11

    Visualizações: 80
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1105
  • “UM CORPO TODO” LUÍSA MARILAC E A CORPOREIDADE DE SUAS NARRATIVAS DE SOBREVIVÊNCIA QUEER

    Ruan Sansone, Dinora Zucchetti
    01-12

    Visualizações: 75
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1129
  • ENCCULT: 13 ANOS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

    Dayane Lopes de Medeiros , Maria Aparecida Vieira de Melo
    01-13

    Visualizações: 108
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1151
  • AS INFÂNCIAS DAS CRIANÇAS SEM TERRINHAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Matteus Gomes Luz
    01-18

    Visualizações: 37
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1106
  • CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, FORMAÇÃO DOCENTE E PANDEMIA COVID-19 O CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFC

    Daniela da Silva, Sirneto da Silva, Josefa Rabelo
    01-20

    Visualizações: 95
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1118
  • O ENSINO COMO DIREITO DE DESENVOLVIMENTO DO CIDADÃO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

    Carlos Araújo, Maria Pinto
    01-15

    Visualizações: 75
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1125
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

    Felipe Silva Lopes de de Souza
    01-14

    Visualizações: 125
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1147
  • QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS

    Daniel Conceição, Felisa Anaya
    01-10

    Visualizações: 165
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1122
  • A LEI Nº 10.639/2003 (IR)RELEVÂNCIA À INCLUSÃO DOS CONTEÚDOS ÉTNICO-RACIAIS? (IN)EFETIVIDADE À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA?

    Sheyla da Silva, Lana Palmeira
    01-14

    Visualizações: 94
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1128
  • A INTEGRAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE REFLEXÕES E PERSPECTIVAS INOVADORAS NO CURRÍCULO ESCOLAR

    Marjorie Bier Krinski Corrêa
    01-11

    Visualizações: 273
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1150
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UMA ANÁLISE DO ESTADO DA QUESTÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO

    Graziela Martins Jordão, Arleide Rosa da Silva
    01-16

    Visualizações: 91
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1091
  • INCLUSÃO LINGUÍSTICA DOS SURDOS EM JAGUARÃO DESAFIOS E IMPACTOS DO ENSINO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA E DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA APÓS O ENSINO MÉDIO

    Francine Guerreiro da Silva
    01-11

    Visualizações: 103
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1107
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ HISTÓRIA E A POLÍTICA DE EXPANSÃO

    Antônio Soares Júnior da Silva, Everton Rodrigo Santos, Gabriel Grabowski
    01-18

    Visualizações: 144
    DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1152
Ver Todas as Edições

Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos é um espaço destinado às reflexões sobre a diversidade no ambiente escolar, especialmente em um cenário onde professores/as são atacados/as diariamente através de notícias falsas que questionam a autonomia docente e o papel científico e social da escola. Não obstante, há uma onda conservadora que quer expulsar da escola qualquer diálogo e debate sobre diversidade e, por consequência, expulsar ou inserir dentro da norma estudantes que apresentam consigo marcadores sociais da diferença.

Entendemos que a diversidade compõe as relações sociais presente na sociedade e se apresenta através das mais diversas formas, dentre elas a diversidade de gêneros, sexualidades, etnias, culturais, de crenças, religiosidades, de pensamento político, de formas de ser e existir. Sendo assim, é impossível retirar a discussão que envolve os marcadores sociais da diferença da escola sob pena de negar o direito à educação assegurado na Constituição Federal de 1988.