Edição Atual
É com imensa satisfação que apresentamos os Anais do II Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos, realizado entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2023, de forma totalmente on-line. Este evento, promovido em parceria pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Rio Grande e o Centro de Estudos Interdisciplinares, contou com o fundamental apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS.
O II Seminário surgiu como um tempo/espaço dedicado à reflexão e discussão sobre temas que perpassam a diversidade em seu sentido mais abrangente, a educação para os direitos humanos e, de maneira especial, o papel crucial da escola pública na garantia do direito à educação para estudantes que carregam consigo os marcadores sociais da diferença
APRESENTAÇÃO
-
APRESENTAÇÃO DOS ANAIS DO II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
Visualizações: 175
-
111
RESUMOS
RESUMOS EXPANDIDOS
-
BULLYING ESCOLAR A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO ESTRATÉGIA À SUA PREVENÇÃO
Visualizações: 122
-
125
ARTIGOS
-
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Visualizações: 125
-
100
O Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos é um espaço destinado às reflexões sobre a diversidade no ambiente escolar, especialmente em um cenário onde professores/as são atacados/as diariamente através de notícias falsas que questionam a autonomia docente e o papel científico e social da escola. Não obstante, há uma onda conservadora que quer expulsar da escola qualquer diálogo e debate sobre diversidade e, por consequência, expulsar ou inserir dentro da norma estudantes que apresentam consigo marcadores sociais da diferença.
Entendemos que a diversidade compõe as relações sociais presente na sociedade e se apresenta através das mais diversas formas, dentre elas a diversidade de gêneros, sexualidades, etnias, culturais, de crenças, religiosidades, de pensamento político, de formas de ser e existir. Sendo assim, é impossível retirar a discussão que envolve os marcadores sociais da diferença da escola sob pena de negar o direito à educação assegurado na Constituição Federal de 1988.