O ENSINO DE ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO EPISTEMICÍDIO E SEUS IMPACTOS NO MATERIAL DE ENSINO ESTRUTURADO
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1248Palavras-chave:
Leis 10.639/2003, Lei 11.645/2008, Epistemicídio, Arte, DecolonialidadeResumo
Esta pesquisa é oriunda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, desenvolvida na Universidade Federal de Rondonópolis e a Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva no ciclo 2022-2023. Partindo dos caminhos percorridos pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, ressalta-se os obstáculos que ainda permanecem para a proposta de uma educação democrática, plural e inclusiva, uma vez que, o epistemicídio ainda segue tentando escamotear, apagar e invalidar referenciais negros e indígenas dos espaços de produção de saberes. Nesse sentido, esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo teórico-bibliográfica, além da empiria realizada por meio da análise do material didático de Arte. O objetivo da pesquisa é o de analisar os impactos do epistemicídio nas representações sociais, que estão presentes no material de ensino estruturado para o campo disciplinar de arte, a partir do material estruturado adotado pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.