ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS SOB A PERSPECTIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1217Palavras-chave:
bolsistas no ensino superior, políticas de permanência de alunos bolsistas, ensino superiorResumo
A desigualdade social em suas múltiplas expressões tem como fundamento a apropriação privada da riqueza socialmente produzida, gerando um acesso desigual à renda, à saúde, ao saneamento básico e aos meios de sobrevivência, e têm levado a juventude pobre a buscar a inserção no mercado de trabalho desde muito cedo. Ao estudar, deve conciliar estudo e trabalho para contribuir com a renda e sobrevivência da família. Apenas nas últimas décadas, esse segmento populacional conquistou a possibilidade de cursar e concluir o ensino médio, abrindo a possiblidade de acesso ao ensino superior, acesso esse muito seletivo. A PUC-SP, por tradição e compromisso histórico na construção de uma sociedade efetivamente democrática, tem se perguntado continuadamente qual deve ser seu papel na sociedade em relação à desigualdade social e à questão do acesso e permanência de alunos bolsistas, tendo no horizonte a construção de uma universidade socialmente mais diversa, que busca ampliar a diversidade étnico-racial, com acolhimento efetivo desses alunos, numa perspectiva interseccional. Diante deste quadro, o objetivo deste projeto é explicitar e desvendar o processo de ingresso-evasão-permanência dos alunos bolsistas ProUni, Fundasp e Programa Pindorama na Graduação da PUC-SP no período de 2018 a 2021, visando a contribuir na elaboração de política de permanência desses alunos na Universidade. Uma conclusão preliminar do Grupo de pesquisa é que faria sentido pensar em algum tipo de aprimoramento do acolhimento, por exemplo com a criação de grupo(s) de apoio para bolsistas, capaz de observar e dar encaminhamento às principais dificuldades detectadas, melhorando a comunicação das políticas da universidade e buscando melhorar a política de permanência.