ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS SOB A PERSPECTIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL

Visualizações: 66

Autores

  • Marli Pitarello Universidade Católica de São Paulo
  • Pedro Javier Aguerre Hughes Universidade Católica de São Paulo
  • Roberto Sanches Padula Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1217

Palavras-chave:

bolsistas no ensino superior, políticas de permanência de alunos bolsistas, ensino superior

Resumo

A desigualdade social em suas múltiplas expressões tem como fundamento a apropriação privada da riqueza socialmente produzida, gerando um acesso desigual à renda, à saúde, ao saneamento básico e aos meios de sobrevivência, e têm levado a juventude pobre a buscar a inserção no mercado de trabalho desde muito cedo. Ao estudar, deve conciliar estudo e trabalho para contribuir com a renda e sobrevivência da família. Apenas nas últimas décadas, esse segmento populacional conquistou a possibilidade de cursar e concluir o ensino médio, abrindo a possiblidade de acesso ao ensino superior, acesso esse muito seletivo.  A PUC-SP, por tradição e compromisso histórico na construção de uma sociedade efetivamente democrática, tem se perguntado continuadamente qual deve ser seu papel na sociedade em relação à desigualdade social e à questão do acesso e permanência de alunos bolsistas, tendo no horizonte a construção de uma universidade socialmente mais diversa, que busca ampliar a diversidade étnico-racial, com acolhimento efetivo desses alunos, numa perspectiva interseccional. Diante deste quadro, o objetivo deste projeto é explicitar e desvendar o processo de ingresso-evasão-permanência dos alunos bolsistas ProUni, Fundasp e Programa Pindorama na Graduação da PUC-SP no período de 2018 a 2021, visando a contribuir na elaboração de política de permanência desses alunos na Universidade. Uma conclusão preliminar do Grupo de pesquisa é que faria sentido pensar em algum tipo de aprimoramento do acolhimento, por exemplo com a criação de grupo(s) de apoio para bolsistas, capaz de observar e dar encaminhamento às principais dificuldades detectadas, melhorando a comunicação das políticas da universidade e buscando melhorar a política de permanência.

Biografia do Autor

Marli Pitarello, Universidade Católica de São Paulo

Doutora, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pedro Javier Aguerre Hughes, Universidade Católica de São Paulo

Doutor, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

Roberto Sanches Padula, Universidade Católica de São Paulo

Doutor, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Pitarello, M., Hughes, P. J. A., & Padula, R. S. (2024). ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS SOB A PERSPECTIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–01. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1217

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.