EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E PROFISSIONALIZANTE E OS DIREITOS HUMANOS
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1249Palavras-chave:
Formação inicial e continuada, Normas;, Diversidade, Direitos HumanosResumo
Fundamenta-se a Educação em Direitos Humanos (EDH) ao conceito de ser um processo educacional voltado para aspectos de uma educação humanizadora e profissionalizadora. Condiciona-se para uma dimensão da educação que contemplem princípios de respeito à dignidade da pessoa humana, numa reformulação que se norteie para a formação do cidadão docente e das práticas educacionais. Os aspectos jurídicos que constituem as políticas públicas da formação docente no contexto dos Direitos Humanos estão suportados por diversas regulamentações, como a Resolução n. 02/2015 de 1º de julho de 2015, nos âmbitos regulatórios do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, com as normas para as práticas de formação que atenda a educação quanto aos Direito Humanos. Os objetivos desse estudo estão direcionados a compreender os processos de formação docente e sua relação com os direitos humanos praticados no contexto da educação. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Os resultados mostram a relevância de se atender uma dinâmica formadora do docente para um contexto social quanto aos Direitos Humanos e que necessite de um constante a atualizado modelo de apoio ao professor para que seu aluno possa exercer o contexto do respeito em sociedade de valorização da figura humana.