NÚCLEO DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE
ARRANJOS POSSÍVEIS PARA PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1233Palavras-chave:
Diversidade, Deficiência, Ensino Superior, Educação inclusivaResumo
Neste artigo, em formato de relato de experiência, apresenta-se um compartilhamento das práticas desenvolvidas no Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), composta por uma equipe multiprofissional, com enfoque interdisciplinar, com profissionais de Educação Inclusiva e Especial, Serviço Social, Pedagogia e Psicologia. No desenvolvimento de ações de permanência para pessoas com deficiência no ensino superior, a partir do conceito teórico dos arranjos (PACHECO e col, 2018), possíveis. O objetivo é socializar as formas que acontece os serviços oferecidos aos estudantes com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (NEE), as políticas internas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que asseguram o acesso e permanência das pessoas que compõem a Diversidade ao ensino superior. As reflexões desenvolvidas neste artigo evidenciam os processos que possibilitam que a Universidade assume espaço central para a Diversidade Estudantil. No que tange o respeito às diferenças, na garantia da intelectualidade (PETARNELLA, SOARES. NOGUEIRA. 2013), das pessoas com deficiência.