A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
UMA PERSPECTIVA DE PESQUISA SOBRE DIREITOS HUMANOS
Visualizações: 136DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1103Palavras-chave:
Docência, Pesquisa, Ensino Superior, Direitos Humanos, EscolasResumo
O objeto de estudo apresenta um tema instigante. Deve ser dialogado nas instituições educacionais. Justifica-se que é importante que o Profissional de Educação de Ensino Superior propicie a pesquisa aos acadêmicos. A fim de desenvolver neles o incentivo de tornarem-se pesquisadores. O ponto de partida deste é tentar mitigar o problema: Como muitos graduados não ofertam aos discentes a oportunidade da pesquisa, sobre Direitos Humanos, nas escolas? O objetivo geral é reconhecer a importância da formação acadêmica dos (as) universitários (as) para que possam discutir Direitos Humanos. Os objetivos específicos são: Estimular sobre a seriedade da pesquisa. Propiciar condições de análise científica, nas escolas. Conceituar Direitos Humanos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e a documental. Desse modo, muitos resultados podem serem obtidos, pois discentes carecem entender que se vive em um Estado Democrático de Direito. E tem como fundamentos a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. Conclui-se que os direitos humanos incluem o direito à vida, a liberdade, a liberdade de opinião, direito ao trabalho, direito à moradia, direito à saúde, à educação etc.